114 - Neurocórtex - 18/01/2014

Neurociência no Controle Motor

Perguntas e respostas

1.         Como é dividido o Sistema Nervoso nos mamíferos?

Nos mamíferos o sistema nervoso é dividido, para melhor compreensão didática, em: Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico. No primeiro concentra-se conjuntos neurais capazes de comandar as decisões somatossensoriais do organismo vivo. Já o segundo é composto pelas áreas adjacentes, como tronco e membros que enviam os estímulos para a região do SNC.

2.         O que são informações aferentes e eferentes?

As informações aferentes são aquelas que são processadas no sistema nervoso central (SNC) e encaminhadas para o sistema nervoso periférico (SNP).  Agora, as informações eferentes, são os estímulos (informações), que são transformados em pulsação elétrica (sinapses), que saem do sistema nervoso periférico para ser processada como resposta no sistema nervoso central (SNC).

3.         Quais as diferenças entre núcleos e nervos?

Os núcleos são unidades funcionais de neurônios dentro do cérebro. Os nervos são tratos, ou seja, fibras neurais, que estão alojadas no sistema nervoso periférico, um exemplo de nervo são as estruturas que se entrelaçam sobre a medula espinhal.  Repare que o nervo ótico embora seja localizado sobre a cabeça de um ser vivo ele também faz parte de uma região periférica que se conecta ao córtex(latim: casca de árvore) cerebral.

4.         Como se dá a subdivisão do sistema nervoso periférico?

A divisão do sistema nervoso periférico atual é: sistema nervoso somático; e; sistema nervoso autônomo. O primeiro é onde são desencadeadas as respostas voluntárias trazidas pelas aferências cerebrais. O segundo corresponde a regulação interna frente às respostas metabólicas na interação com o ambiente.

5.         Fale sobre o sistema nervoso autônomo.

O sistema nervoso autônomo regula o sistema endócrino, as interações entre órgãos, inclusive os sistemas gastrintestinais e vasculares, a temperatura, a pressão arterial, e outras sensações em loco. A palavra autônomo sugere uma resposta mecânica que não reflete uma tomada de decisão que requeira o uso da consciência para gestão das respostas.

6.         Descreva as camadas de proteção do sistema nervoso central.

São 3 as camadas classificadas do sistema nervoso central. A primeira: é a dura-máter que é a camada de proteção mais externa e rija que cobre o cérebro e a medula espinhal. Graças a ela, os impactos são suavizados por sua natureza leve e esponjosa. A segunda: é a aracnoide que é uma fina camada de tecido colada à parte inferior da dura-máter. Esta camada é bem densa, isto para não deixar vazar o líquido cerebrospinal que se encontra entre a segunda e a terceira camada de tecido conjuntivo (meninges) responsável por fazer o cérebro flutuar e dar mobilidade para a medula espinhal. O terceiro tecido mais profundo: a pia-máter é uma finíssima camada que penetras sobre as fissuras cerebrais e cobre a superfície do cérebro e da medula espinhal.

7.         Fale sobre o sistema ventricular.

Os ventrículos são as fissuras (ou buracos) que entram pelo cérebro e essenciais para as atividades cerebrais. Por meio deles é possível uma melhor distribuição de elementos essenciais para expulsar resíduos, irrigar as áreas internas e a metabolização de neurotransmissores. Ao todo são 4, sendo dois ventrículos laterais perto do topo do cérebro, e aproximadamente simétricos. O terceiro divide o cérebro nas metades esquerda e direita, também quase simétricas.  Ele liga-se ao quarto ventrículo por meio do aqueduto central.  O quarto ventrículo é responsável por canalizar o líquido cerebrospinal pelo canal central ou espinhal gerando uma circulação cujo líquido cerebrospinal será absorvido pela corrente sanguínea após processamento.

8.         Anatomicamente, como subdivide-se o cérebro embrionário?

O cérebro anatomicamente é dividido em prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo.  A divisão foi concebida pela ordem de desenvolvimento embrionário do sistema nervoso cerebral em relação aos ventrículos.

Em 7 semanas o prosencéfalo se divide em: telencéfalo e diencéfalo.  O último desenvolve-se em torno do terceiro ventrículo (comportamentos motivados). O Telencéfalo, relacionado os ventrículos laterais, região subcorticais, mais recentes evolutivamente (cognição e previsão).

O rombencéfalo (tronco encefálico) desenvolve-se no metencéfalo (cérebro transversal) e no mielencéfalo (o cérebro espinhal). Responsável pelo controle dos movimentos, funções vegetativas e equilíbrio.

9.         O que é eixo neural?

É uma linha imaginária vertical ou plana que descreve a partir da medula espinhal até a parte frontal do cérebro a orientação das estruturas no sistema nervoso. No caso humano a orientação é vertical por sermos eretos. No caso de um gato é plana.

10.       Qual a localização anatômica do tronco encefálico?

Localiza-se na base da cabeça começando onde a medula espinhal penetra no crânio e estende-se até o mesencéfalo.

11.       Qual a localização anatômica da medula?

Localiza-se na porção mais inferior ou mais caudal do tronco encefálico e parece uma pequena protuberância na extremidade superior da medula espinhal.

12.       Quais as principais funções do cerebelo?

O cerebelo tem como principais funções o monitoramento dos movimentos finos e amplos. Com exceção dos impulsos olfativos.

13.       Qual a localização anatômica da ponte?

A ponte é um componente de grande vulto na parte dianteira (ventral) em relação ao cerebelo no rombencéfalo responsável pela transmissão do cerebelo na comunicação com outras partes do encéfalo regulando movimentos excitatórios.

14.       Qual a localização anatômica do mesencéfalo?

O mesencéfalo é uma região interna entre o sulco ponto-peduncular (na parte inferior) e a linha imaginária que passa pelos corpos mamilares do diencéfalo (na parte superior).

15.       Quais as funções do mesencéfalo, dependendo da região?

O teto do mesencéfalo dorsal é o centro de controle dos estímulos visuais (colículos superiores) e auditivos (colículos inferiores) Já o tegmento (chão) é responsável pelos núcleos que envolvem o aqueduto cerebral.

16.       Fale sobre o prosencéfalo.

Esta região é responsável pela distribuição das aferências que chegam até o SNC. De uma forma inteligente ela é capaz de contribuir para a geração de comportamentos motivados , geração de cognição e previsão de respostas. Ele é formado pelo telencéfalo e o diencéfalo.

17.       Relacione diencéfalo com seus sistemas regulatórios.

É um importante complexo nuclear pequeno, porém de grande significação responsável por regular e organizar as informações que chegam pelas aferências, ligando o sistema somatossensorial para uma efetiva resposta do organismo a uma tomada consciente para uma resposta externa e também um importante instrumento de distribuição de tarefas entre diferentes partes do cérebro.

18.       Quais as principais funções do hipotálamo?

Ele é responsável por regular os comportamentos motivados entre o algo “idealizado” e o “o concreto” a ser realizado a todo o momento. Também  é responsável pela projeção pela busca de alimentos, defesa, repouso, acasalamento, beber água, e outros comportamentos motivados.

19.       O que é hipófise?

Para o sistema nervoso somático, é interessante fazer um link, com o intuito de aprofundamento teórico, a hipófase é responsável pelos movimentos inibitórios, principalmente sobre os processos fisiológicos inclusive a resposta autônoma ao estresse. Acredito que quando Freud Classificou a psique em: Id, Ego e Superego. Estava se referindo ao Id como os processos excitatórios oriundos das aferências que ao percorrer a ponte ativava várias áreas somatossensorias do ser humano. Já o Ego, o contraponto, ou balança, que permite critérios de paradas, por movimentos inibitórios gerados a partir da hipófise. E por fim o Superego, um componente mais abrangente que inclui fatores associativos do diencéfalo, mais precisamente o tálamo e o hipotálamo com a hipófise e o gerenciamento e distribuição das áreas somatossensoriais de uma forma mais intensa.

20.       Fale sobre o telencéfalo.

É um termo abrangente quando se quer falar da organização de informações no funcionamento das estruturas do córtex cerebral e subcorticais. São as regiões que regulam processos mentais e geradoras de previsibilidade.

21.       Fale sobre o córtex cerebral.

O neurocórtex é dividido em quatro porções hemisféricas para melhor compreensão e assimilação de ideias: lobo frontal, responsável pela área de movimentos dos músculos esqueléticos, memória, atividades emocionais, planejamento e realização de estratégias; O lobo temporal relacionado com a produção e reconhecimento da linguagem; O lobo parietal interpreta as diversas informações espalhadas pelo encéfalo e suas relações espaciais; e, o lobo occipital tem como principal função responder aos estímulos visuais e suas associações.

Autor: Max Diniz Cruzeiro

Caso tenha percebido benefício pela informação pague R$ 1,00 ao Ano para todo o Portal LenderBook www.lenderbook.com




Só clicar na imagem para entrar na loja da comunidade Brasileira.


http://www.lenderbook.com/loja/