54278 - Crise Mental - 28/05/2017

Crise Mental

Crise Mental é uma situação de descontrole em relação ao fluxo padrão normal de um ambiente que não permite a um indivíduo exercer a interação e a comunicação com outros indivíduos em que prevalece a evidência de uma falta de harmonia e equilíbrio dinâmico cerebral.

A conexão com a realidade grupal é perdida, e o indivíduo passa a criar e a tecer um tipo de realidade que não está inserida dentro do contexto conjugado. O comportamento do indivíduo afetado passa a não corresponder ao comportamento esperado segundo uma expectância de sua norma de funcionamento a partir de um histórico de vida perceptível e observável.

Os limites tendem a ser ultrapassados pela pessoa que esteja em crise mental de forma que o indivíduo passa a demandar mais tratativas de controle sobre os elementos sociais, podendo ocasionar rupturas e traços de inconformidade dentro do grupo.

Pode ocorrer que o indivíduo fique centrado em um estado de atenção e perigo, no qual passa a temer que os outros entes do ambiente exerçam sobre ele alguma atividade que lhe possa restringir sua ação ou até mesmo a gestão de sua vida.

Um estado percebido de alteração somática dá fortes indícios do desvio de conduta grupal, o que fortalece a tese da necessidade de intervenção para que o indivíduo não venha a ser influenciado por raciocínios que poderão colocá-lo em situação de perigo ou constrangimento coletivo.

Embora uma crise mental possa ser um conteúdo pessoal, em caso de calamidade pública ou outra desarmonia verificada no ambiente o descontrole pode ser percebido de forma coletiva.

Em situações de forte estresse os indivíduos submetidos a fortes pressões podem romper o rito com a realidade grupal e apresentar comportamentos diferenciados do padrão estabelecido para o grupo.

Uma crise mental pode ter caráter esporádico, momentâneo ou crônico, o que vai depender da extensão da crise é se o aspecto estressor ainda estiver presente e os efeitos psicológicos forem ou não tratados a fim de tirar o indivíduo do estado de afetação mental.

Quando o efeito estressor é ativado com frequência maiores as chances de um indivíduo ter seu quadro revertido na forma de uma crise mental.

Os maiores sintomas presentes em quem passa por uma crise mental são relacionados com os fatores a seguir: inquietude, intranquilidade, eloquência não habitual, agitação, indícios de agressividade, rompimento de relacionamentos com outros indivíduos sem motivação declarada, medo, pavor, ressentimento sem causa, angústia, instabilidade do humor, quadro persecutório, devaneios, paranoias, choro constante sem causa definida, afloramento de fantasias sem controle, sentimento de invasão, sentimento de fuga, distresse, depressão, esforços repetitivos sem necessidade, repentino retardo mental, aceleração de pensamentos, euforia sem justificativa, alucinações, psicoses, distúrbios do sono, distúrbios da alimentação, distúrbios motores, esquecimento, fragmentação da mente, indícios de múltiplas personalidades, quadro maníaco, distúrbio sexual, obesidade, frustração acentuada ou constante, anorexia, bulimia, irritação crônica, distúrbios de odor, mente perversa, gagueira não habitual, esquizofrenia, cegueira sem causa definida, neurose, histeria, incontinência urinária, dependência química, dependência psicológica a pessoas ou objetos ou animais ou equipamentos, intoxicação química, luto, melancolia, dissidia, ataque de hipocondria, ataque de risos ou soluços, ataque de cólera, ataque de inveja, ataque de cobiça, ataque de ciúmes, ataque de nojo, desespero, ataque de intemperança, ataque alérgicos, sofrência, solidão, revolta, ataque de impotência, esgotamento mental, esgotamento físico, falta de nutrientes, excedente de nutrientes, insolação, influência de temperatura e/ou fatores climáticos, sequestro, abdução, coação, recusa de praticar atos, conflitos somáticos, ciência a informações em que o indivíduo não estava devidamente preparado, susto repentino, traição conjugal, efeito de medicamentos, efeito de vermes alojados pelo corpo, efeito de infecções no corpo, sensação de combustão espontânea, queimaduras, traumas na pele e no corpo, surpresa que desperta um estado de contentamento emocional elevado, sensação de tontura, desmaios, envenenamento, laxante, desequilíbrio emocional, desequilíbrio cardíaco, desequilíbrio respiratório, desequilíbrio hormonal, desequilíbrio simpático-parassimpático, choro constante sem causa definida, hipersensibilidade, hipossensibilidade, pressão arterial alterada, problemas gastrointestinais, perda repentina dos cabelos, sensação de afogamento ou sufocamento, banimento, fome, sede, situação de guerra e terror, calamidades públicas, soterramento, sensação de invasão de consciência, perda da pressão hiperbárica (nadadores), vertigens,  e, perca da renda familiar.

Quando um ou outro fator estiver presente não significa que o indivíduo irá necessariamente passar por uma crise mental, mas que a propensão, em passar por uma crise mental, se elevará, podendo a pressão que o indivíduo sente a partir das circunstâncias desencadear a crise mental.

Fazer atividades de relaxamento reduzem as chances de um indivíduo vir a passar por uma crise mental. Portanto o caminho da meditação é uma ótima oportunidade para uma pessoa recompor as suas energias.

Outra alternativa é o contato com a natureza e fontes e recursos d’água a fim de que a pessoa possa promover o relaxamento através dos mananciais hídricos.

Uma música relaxante após os primeiros indícios de crise pode fazer funcionar o sistema parassimpático de uma pessoa, e fazer com que ela retorne o seu contato com a realidade, numa relação de rapport em que a pessoa se sinta amparada quando a situação externa indicar como sendo o desencadeamento estressante que está afetando o humor do indivíduo afetado.

Em situações de risco e perigo para si próprio ou para terceiros um profissional deve ser procurado a fim de auxiliar na retomada da estabilidade do paciente.

Autor: Max Diniz Cruzeiro

Caso tenha percebido benefício pela informação pague R$ 1,00 ao Ano para todo o Portal LenderBook www.lenderbook.com




Só clicar na imagem para entrar na loja da comunidade Brasileira.


http://www.lenderbook.com/loja/