:: Sacramento do Batismo








Deus ao criar o homem concedeu-lhe o dom da graça santificante, elevou a sua dignidade de Filho de Deus e herdeiro do Céu. Mais com o pecado de Adão e Eva, ele perdeu a amizade com Deus e a vida da graça. A criatura humana tornou-se manchada pelo pecado original.

A misericórdia de Deus é infinita. Ele quis nos resgatar do pecado, por isso enviou seu Filho a terra para nos devolver a amizade perdida e a vida da graça. Tudo isso é concedido através do Sacramento do Batismo. (Veja o que diz: Rom. 6,4).

Noções sobre o Batismo

Batismo – é o sacramento pelo qual a criatura humana nasce para a vida espiritual, por meio da purificação da água e a invocação da Santíssima Trindade. Entre os Sacramentos o Batismo ocupa o primeiro lugar, por ser o sacramento da fé, ele abre as portas para os outros sacramentos, e para a Igreja e integra o cristão a comunidade de fé.

Vejamos o que diz (Paulo VI)

O Batismo, Sacramento da nova lei. É dogma de fé e verdadeiro sacramento da Nova Lei, instituído por Jesus Cristo. Na Sagrada Escritura também se prova que o Batismo é um dos sacramentos instituídos por Jesus Cristo.

No novo testamento aparece as testemunhas

- O próprio Jesus explica a Nicodemos a necessidade de receber o Batismo (3,3-5); - Jesus dá aos seus discípulos o encargo de administrar o Batismo ( Jô 4,2); - Jesus ordena aos seus Apóstolos que batizem todas as gentes ( Mt 28,18-19);

No Antigo Testamento: aparecem as prefigurações do Batismo, segundo a doutrina dos Apóstolos.

E dos Padres e da Igreja, são prefigurações do Batismo.

- Circuncisão (Col 2, 11ss)

- A passagem do Mar Vermelho (1Cor 10,2)

- Dilúvio Universal (1P 3,20ss)

- A profecia formal (Ez 36,35)

Diz São Tomé de Aquino, a instituição do Batismo deu-se desde o momento que Jesus foi batizado por João Batista no Jordão à água foi santificada e recebeu a força santificante. A obrigação de recebê-lo foi por Ele estabelecida depois de sua morte.

Sinal externo do Batismo

A Matéria do Batismo: é a água natural.

A prova disso é: a) Sagrada Escritura. O próprio Cristo deixa bem claro “Quem não nasce da água... (Jo3,5).

b) Magistério da Igreja, segundo o Concílio de Trento; se alguém disser que não é preciso de água natural para o Batismo seja renovado.

O Concílio fez essa afirmação por causa da Doutrina de Lutero, que julgava lícito qualquer líquido.

c) A razão teológica encontra “além disso” os seguintes argumentos:

- Água leva o corpo, no Batismo lava a alma dos pecados. - O Batismo é a porta de entrada para os outros sacramentos convinha que a sua matéria fosse fácil de encontrar, água natural.

A fórmula do Batismo exprime 5 elementos naturais.

EU TE BATISMO EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.

Esta forma exprime:

1º - a pessoa que batiza (sujeito) Eu

2º - a pessoa batizada (sujeito) Te

3º - a ação de batizar a lavagem: Batizo.

4º - a unidade da divina natureza em nome (no singular; não nos nomes) o que seria um erro.

5º - a distinção das três pessoas divinas; Pai, Filho e Espírito Santo.

Efeitos do Batismo:

Os efeitos do Batismo são 4: a justificação, a graça sacramental, a impressão do caráter na alma e a remissão das penas.

A justificação consiste em dois aspectos:

Negativo: Remissão do pecado original (criança)

Remissão do pecado original e todos os pecados quando (adultos).

Positivo: Santificação internação da infusão da graça santificante.

É estes dois efeitos resumem-se no texto da Sagrada Escritura que diz Batizai-vos em nome de Jesus Cristo para (o perdão dos pecados) e recebereis o dom do Espírito Santo (Santificação interior) At 2,28.

A Graça Sacramental

Esta graça pressupõe um direito especial a receber os auxílios espirituais necessários para viver cristamente como filhos e filhas de Deus na Igreja até alcançar a salvação. Veja Col 2,12.

O caráter Batismal

O Batismo é válido imprime em nossa alma uma marca espiritual indelével (que não se apaga) o caráter sacramental realiza uma sentença com Jesus Cristo e implica:

- A incorporação do batizado no Corpo místico de Cristo; a Igreja cuja cabeça é o próprio Cristo.

- A participação do Sacerdócio de Cristo. O Batismo tem o direito e a obrigação de continuar a missão salvifica e sarcedotal do Redentor. Esta participação é dupla:

- Passiva: faculdade para receber os outros Sacramentos.

- Ativa: santificando as realidades temporárias e exercendo o apostolado.

Remissão das penas devidas pelos pecados.

É verdade de fé que o Batismo produz a Remissão de todas as penas devidas pelos pecados. Um adulto ao receber o Batismo deve aborrecer interiormente todos os pecados incluindo os veniais.

Necessidade de receber o Batismo.

O Batismo é necessário para a salvação de acordo com as palavras do Senhor:

Aquele que crer e for Batizado será salvo. (Mc. 16.16).

A razão teológica é clara, sem a incorporação de Cristo pelo Batismo, ninguém pode se salvar. Pois o Cristo é o único caminho para a vida Eterna. (Jo 14,9;At. 4,12).

O Batismo pode ser suprido em casos extraordinários: isto é pelo martírio (batismo de sangue) pela contrição ou caridade perfeita (Batismo de desejo) para quem tem o uso da razão.

Não podemos alimentar a mesma esperança para as crianças que não receberam o Batismo de água visto que são incapazes de fazer um ato de desejo. Mas não serão castigadas com sofrimento uma vez que não têm pecados pessoais.

S. Tomas parece atribuir um certo grau de felicidade natural no Limbo. As criancinhas estão unidas a Deus mediante sua misericórdia.

O Ministro do Batismo

O Ministro ordinário do Batismo e o Bispo, o Presbítero (Padre) e o Diácono. Em caso de urgente necessidade qualquer pessoa pode batizar até mesmo um infiel ou um herege, desde que empregue a matéria (água) e a fórmula... Eu te Batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E tenha a intenção de fazer o que a Igreja faz... se a criança continuar viva depois do Batismo de emergência, deve-se levar a criança a Igreja para a complementação do sacramento, e o registro nos arquivos paroquiais da mesma.

O sujeito do Batismo

Todos os que não são Batizados têm capacidade de recebe-los.

Os sujeitos incapazes são os batizados e os mortos. Em caso de dúvida se a pessoa está viva, batiza-se em condição. Se estás vivo(a), eu te batizo... se uma pessoa diante de uma grande investigação não descobre que é batizada batiza-se em condição: se não estás batizado (a), eu te batizo...

Quando o batismo não é válido: os adultos.

Para quem atingiu o uso da razão é necessária a intenção de receber o Batismo. O batizado sem vontade de recebe-lo não fica batizado.

Por exemplo: o infiel que fosse obrigado a receber o Batismo, ou fingir-se para daí tirar proveitos pessoais, ou ainda fosse batizado enquanto dormia sem seu consentimento.

As pessoas que não acreditam em Deus, na Encarnação do Verbo na Santíssima Trindade.

Sendo adulto a pessoa que não se arrepende de seus pecados.

AS CRIANÇAS

É válido e lícito o Batismo das crianças mesmo sem uso da razão e fé para crer. A fé em ano é substituída pela fé da Igreja e dos pais e padrinhos da criança. É freqüente encontra quem se interrogue é: certo que os pais e padrinhos aceitar este compromisso de fé pelas crianças.

O Batismo é um dom, o maior de todos os dons. Para receber um dom que não requer o consentimento explícito. Pois não há leis pelas quais os pais ou tutores podem aceitar uma herança em favor de um filho; porque razão havia de se abrir uma exceção como o batismo, que abre caminho aos tesouros da graça. Também não há motivo nenhum que se diga que a criança deva ser batizada só quando tiver uso da razão. Pois como ninguém tem domínio da sua vida e o Batismo nos proporciona graça sobre graça é necessário que a criança seja batizada o quanto antes para usufruir deste tão grande benefício que nos é dado gratuitamente. Em caso de morte ela pode ser batizada até contra a vontade dos pais.

PADRINHOS:

Nos primórdios do cristianismo, o pagão antes de ser batizado devia jurar fidelidade a Cristo e a Igreja. E para os que desejavam se batizar exigiam 3 anos ou mais de preparação, e este era acompanhado por um batismo comprometido com a Igreja que observava o catecúmeno. A este era dado o nome de padrinho. Atualmente os padrinhos têm o dever de ajudar os pais para que os afilhados cresçam na fé e possam amar mais a Deus e ao próximo, vivendo o seu batismo.

Escolha dos padrinhos: É necessário que os padrinhos sejam escolhidos entre os melhores cristãos. O padrinho está convidado a brilhar pelo bom exemplo, pela caridade e vida cristã autêntica.

Resumindo:

Padrinho são pessoas designadas pelos pais da criança ou pelo Batizado já adulto, para fazer em seu nome a profissão de fé e cuja missão é esforça-se para o Batismo viva uma vida crista identificada com seu Batismo e cumpra fielmente as obrigações que lhe são inerentes.

A legislação eclesiástica estipula o seguinte:

Haja um só padrinho ou uma só madrinha, ou um só padrinho e uma madrinha. (CEC 873);

Para que alguém seja admitido como padrinho, é necessário que:

Tenha intenção e capacidade de desempenhar essa missão.

Tenha feito 16 anos.

Seja católico, esteja confirmado, tenha recebido o sacramento da eucaristia e tenha a vida congruente com a fé e a missão que vai assumir.

Não seja afetado por penas canônicas.

Não seja pai ou mãe do Batizado.

Família do Batizado

No Batismo de uma criança é responsabilidade é maior dos pais. A criança desde o nascimento assimila o clima familiar. Os filhos querem imitar os pais em tudo. Por esta razão os pais têm que ser exemplo para os filhos em tudo, no falar, no agir, no modo de ser... paz cristãos amem-se, queiram-se bem rezem juntos que os filhos procuraram imitar-vos. Os filhos são criados a imagem e semelhança dos pais. Daí o ditado que diz “Tal pai, tal filho”. Saibam perder tempo com os filhos, que ganham filhos bons. Recorde-se que o mais importante é saber “perder tempo” com as pessoas que se amam os familiares.

O ambiente familiar Cristão tem de ser de amor, respeito, carinho, de compreensão, de oração e também de exigências quando se trata de fazer o bem proporcionar aos filhos a felicidade completa.

Batismo significa, pois criar uma pessoa a imagem de Jesus Cristo. A criança não se tornará cristã sozinha. Os pais, a família e a comunidade deve ajuda-la. Por isto os pais e os padrinho devem crescer na fé, na religião cristã, para poder dizer aos filhos e afilhados. “Sigam nossos passos” e vocês alcançaram a verdadeira vida e salvação.

Lembre-se: “SE DEUS É POR NóS QUEM SERá CONTRA NóS!!!”

Rom 8,31...

Autor: Deus

"Te amo em todas as suas formas" - Max Diniz Cruzeiro
Este sitio respeta su modelo económico. Si usted es capitalista como para darse cuenta de las ganancias en el consumo de nuestros productos y servicios a pagar el valor monetario en relación con una parte de mérito en su nombre. Si el modelo se piensa pago Socialista con algún beneficio social que puede contribuir a la actividad de LenderBook. Si su modelo de pensamiento es la participación comunista y extender su ventaja a nosotros como pago.

Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing



:: Relatório do Concurso Whatsapp

Torno público todo o aprendizado, do concurso Whatsapp, que já encaminahdo para o SENADO FEDERAL e para o MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO.

O intuito deste informativo é a leitura seletiva, para que cada setor apenas adquira a informação relativa a sua área, caso você deseja fazer a leitura integral será de responsabilidade do leitor em saber das informações aqui catalogadas. É permitido divulgar essa informação nestes moldes para quaisquer seguimentos. (37 páginas de word) Para acessar entre na LenderBook

Atenciosamente,

Max Diniz Cruzeiro

LenderBook Company

www.lenderbook.com




100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (17/Jul/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016













The film contains technology information!






Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.










The star contains more than 2,000 pages of information!






Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP