ministério da cultura

:: Prazer no trabalho: saúde e progresso versos Sofrimento do trabalho: depressão e estresse


Prazer no Trabalho: saúde e progresso versus Sofrimento no trabalho: depressão e estresse

O Trabalho e sua forma de compreensão

Max Diniz Cruzeiro

RESUMO: Este artigo descreve a percepção de um grupo de 133 trabalhadores brasileiros que participaram de uma pesquisa pela internet através de questionário (vide anexo I) com um total de 21 perguntas, abertas e fechadas, no qual se pretendeu quantificar e qualificar os aspectos estruturais que envolvem o processo de labor humano. A pesquisa possui 95% de Intervalo de Confiança e 8,5% de margem de erro, levando-se em consideração como universo os indivíduos em idade economicamente ativa.

Palavras-chave: Trabalho Pesquisa Saúde Progresso Sofrimento Depressão Estresse

 

Para compreender melhor o fenômeno “Trabalho” e suas implicações sobre a vida das pessoas o grupo estudado definiu como sendo trabalho um ato de realizar tarefas. Uma atividade que o indivíduo realiza e recebe remuneração, que remete a um modo de vida. É realizar alguma coisa para um fim especifico com ou sem remuneração.

Deveria ser uma troca de mão dupla, onde todos busquem os objetivos comuns (melhorar produtividade, evitar desperdício, evitar acidentes, etc) e receber em troca do fornecimento da mão de obra (prestação de serviço individual) um ambiente de trabalho seguro, saudável, com remuneração e carga horária compatível, onde se tenha orgulho e prazer em trabalhar, levando em conta que muitas vezes passamos a maior parte do dia em nossos trabalhos...

O trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. Trabalho é a forma que um indivíduo tem de se expressar diante da sociedade, fazer aquilo que possa trazer um impacto positivo na sociedade. É fazer algo que domina e que possa ajudar as pessoas.

“Trabalho é o que fazemos para obter aquilo que queremos, trabalhamos para obter dinheiro para trocar por bens materiais para a nossa sobrevivência. Quanto mais dinheiro, mais bens materiais podemos acumular. Enfim, para continuar com a sociedade estruturada no capitalismo devemos trabalhar para sustentá-la, caso contrário seremos engolidos pela miséria."

Trabalho é uma atividade remunerada que um individuo realiza (podendo ser diário, semanal, mensal, etc...). Contém regras e/ou metas e na maioria dos casos o período de trabalho é pré-determinado. Pode ser em regime CLT (carteira de trabalho), free lance, contrato de trabalho PJ, sistema de cooperativa, entre outros. O objetivo comum do trabalho é obter uma remuneração (seja mensal, semanal, etc) para viver como um cidadão ativo, para conseguir adquirir suas necessidades básicas como se alimentar, se vestir, ter uma moradia, pagar impostos, etc... Surge como propósito de vida e utilidade na sociedade. O trabalho é uma necessidade.

“Muito cansativo, trocar horas por dinheiro. trabalho fixo horário rígido.”

Atividade que gera algum tipo de produção (que pode ser material ou intelectual), satisfação pessoal (quando a pessoa faz o que gosta), além de proporcionar o sustento do indivíduo (renda). É vista também como algo impressóvel que enobrece a pessoa. Uma atividade desenvolvida/executada a fim de se trocar um conhecimento/ação por remuneração (obtenção de sustento).

Lida com papel de representar vidas. Cada pasta uma historia a ser vivida com sabedoria e aprendizagem. É uma relação em que um lado entra com conhecimento e resultados e o outro remunera conforme a necessidade, disponibilidade e escassez.

“Uma atividade que me realiza como pessoa e que me compensa financeiramente, com o que eu posso pagar minhas contas e viver dignamente.”

É uma atividade laboral, remunerada que oferece satisfação, ou não... Local onde se aplica suas habilidades. Desenvolvimento de atividades diárias com objetivo de cumprir um cronograma planejado anteriormente. Atividade que possibilita uma edificação como pessoa. Traz um reconhecimento pelo trabalho exercido, onde se pode realizar um trabalho voltado para o bem-estar de funcionários de uma grande empresa. Porém, a atividade também tem um sofrimento envolvido diante do pensamento da maioria de não valorizar as pessoas, que são a base do trabalho. O trabalho me proporciona conhecimento, amigos e se torna uma família em que se passa bastante tempo imerso.

Trabalhar consiste na troca do seu tempo por dinheiro ou por um bem de valor equivalente. Este tempo deve consistir em uma ação que irá gerar um bem ou serviço. Fazer o que se gosta, da melhor maneira possível, ajudando e sendo ajudado pelas outras pessoas. E uma atividade remunerada na qual o sujeito desempenha um tipo de trabalho específico e passa a pertencer a uma comunidade e cultura organizacionais. É a execução de serviço.

“Eu gosto de trabalhar e por isso faço questão de estar na hora no meu local mesmo que não tenho ponto. O trabalho para mim é a única forma de um país se desenvolver e também por consequência o ser humano. Em países onde o governo dá muito de presente como o nosso a vontade de trabalhar diminui muito. Devemos investir em escolaridade de boa qualidade e não sistema de cotas para garantir acesso em nível superior, onde isso deveria ser o inverso, é no início da vida escolar que se forma um bom profissional independente de sua origem e cor, raça etc..”

Algo motivante e desafiador que em alguns momentos pode trazer alguma apreensão, mas também traz satisfação e crescimento profissional. É a atividade que possibilita ao ser humano a sua realização. Está também ligado ao sentido de sobrevivência. O trabalho é o medidor da sua capacidade física e mental, causa prazer quando você faz o que gosta e tudo da certo e causa angústia quando você esta fazendo o que não gosta.

Interação entre o ser humano e a natureza, baseada numa prévia ideação dos resultados, destinada a transformar o ambiente de acordo com os objetivos estabelecidos. Manutenção da vida com conforto através do hobby. Atividade que exige conhecimentos e habilidades, desempenhados com regularidade, responsabilidade, disciplina, gerando valor para o indivíduo e a sociedade. É desempenhar atividades remuneradas para a sobrevivência da família (moradia, alimentação, lazer, etc..)

É uma relação contratual. Algo que se faz para conseguir pagar as contas. Nem sempre é uma escolha, o que dará prazer. Sobrevivência. Necessidade. Realizações. Atividade remunerada necessária para a subsistência individual e para a construção de riquezas e geração do desenvolvimento socioeconômico de uma comunidade. Ato de desenvolver uma tarefa necessária à obtenção de determinado valor econômico. Trabalho é a atividade desenvolvida por uma pessoa na qual é consumida energia física ou mental com vistas à obtenção de um resultado. Contribuir para o desenvolvimento da empresa de forma a gerar rendimentos e promover o crescimento da instituição e, de forma macro, da sociedade como um todo.

Trabalho é uma de atividade desempenhada em favor de um contratante sob remuneração acertada. Relação de Força x Distância. Atividade que, em sua maioria, traz satisfação pessoal. É um instrumento por meio do qual buscamos realização profissional, realização financeira e uma forma de contribuir com o desenvolvimento social. Trabalho é o ato de produzir de algo de valor para si próprio ou para terceiros. É a realização de qualquer atividade de cunho intelectual, físico ou mental que pode ou não gerar pecúnio.

O trabalho é parte do dia a dia do homem. Desenvolvimento de atividades por pessoas e/ou grupos a fim de gerar produtos (saídas) com finalidades específicas, podendo ser lucrativas ou não, e gerando valor para a sociedade.

Autodesenvolvimento, subsistência familiar e crescimento na hierarquia socioeconômica. É algo praticado por alguém seja fisicamente ou intelectualmente com a finalidade de  transformar algo. Atividade física ou intelectual desenvolvida com intuito fim ou parte de um processo, com fins de remuneração ou voluntário. O trabalho é o conjunto de esforços realizados pelo homem na busca de alcançar um determinado objetivo. É uma atividade intelectual ou braçal exercida com o objetivo de gerar uma remuneração. Garantia de sustento e da família.

“O trabalho me enriquece a alma, me auxilia em tudo que quero fazer. Tudo o que tenho e que sou agradeço ao meu trabalho.”

Atividade realizada durante o dia para obter uma quantidade financeira. Trabalho é o que dignifica o homem. Atividade humana, de viés econômico, que habilita o indivíduo à aquisição de bens com vistas à satisfação de suas necessidades. Atividade remunerada, onde se adquiri conhecimento geral e específico voltado para a sua formação profissional e de caráter. É a escolha que você faz de como vai usar sua energia de criação e produção. Trabalho é o que faz você crescer na vida, se sustentar... É o que faz você viver nessa sociedade.

“O trabalho é algo inerente à existência humana, mas para mim, hoje essa essência do trabalho está bem perturbada. O conceito de hoje é ganhar dinheiro, eu tento adequar as oportunidade a algo que eu gostasse 100% [sabendo que qualquer obrigação se torna um fardo], mas as hierarquias e outros fatores me deprimem. A saída mais próxima seria montar um negócio com sucesso, assim ao menos teria a certeza que estou trabalhando para mim e faria diferente com meus funcionários.”

Trabalho é uma escolha entre o que se gosta e o que se precisa fazer. É uma maneira de produzirmos algo a partir de um desejo pelo que está sendo feito e pelo que pretendemos adquirir. Prosperidade. É essencial a pessoa, pois proporciona o seu sustento e dignidade perante a família e a sociedade.

Meio pelo qual demonstra habilidades e é remunerada por elas, afim de manter a sobrevivência. Ser capaz de executar tarefas de acordo com as habilidades adquiridas , trazendo benefícios financeiros ou não e realização pessoal ou não. Trabalho é a forma que o ser humano encontra para ter um crescimento financeiro e intelectual e ocupar melhor seu tempo.

“Trabalho é, num primeiro momento, uma necessidade profissional, familiar, social, moral, emocional, psicológica e espiritual. Num segundo momento e, concomitantemente ao itens abordados acima, deve ser uma satisfação, uma alegria, uma lazer até, e que me traga bem estar em todos os meandros de minha vida. O trabalho - é, também, um mandamento divino, pois ele - o trabalho - evita ociosidade, a preguiça, a pobreza, amparando o ser HOMEM como um todo.”

Ideraldo Narcizo fontanella

Trabalho é uma necessidade imperiosa relacionada à vida em si. É tudo aquilo que fazemos de modo a reverter mão-de-obra em recursos financeiros.

Trabalho deriva do latim "tripalium", que era um instrumento de tortura. Hoje o trabalho está associado a esforço, que pode ser físico e/ou mental, sendo este remunerado ou não, para seu próprio benefício ou para benefício de terceiros.

Ocupação manual ou intelectual, de caráter ético, que proporciona prazer ao executor e compensação financeira justa; gerando, por consequência, a retroalimentação da produção, num complemento natural ao processo da vida.

Atividade social de transformação da natureza necessária à vida humana, no entanto na sociedade capitalista atual é atividade alienada que reforça a estrutura desigual e de injustiça social. Local em que se trabalha e passa maior parte do tempo. É um conjunto de atividades realizadas por um indivíduo com o objetivo de atingir os resultados esperados, para um bem comum.

Fonte de desenvolvimento humano e profissional possibilita ampliar o relacionamento interpessoal, dá sentido à vida, o indivíduo se sente produtivo e responsável por algo. É um conjunto de atividades realizadas em um período com o objetivo de atingir um resultado. O trabalho é uma troca de serviços por remuneração, que pode ser financeira e/ou psicológica e que promove o crescimento do indivíduo.

Trabalho significa progresso, desenvolvimento, liberdade, ética, moral, dignidade desde que haja respeito ao trabalhador. É uma forma tanto de ganhar dinheiro quanto de se distrair e de ter  o orgulho de dizer que tem o seu dinheiro digno. Trabalho tem a ver com paixão, entusiasmo e dedicação. É crescimento na vida pessoal e social. É o prazer de fazer algo que gosta e ao mesmo tempo a disponibilização de seu conhecimento em troca de remuneração monetária.

Atividade desempenhada por um indivíduo com a finalidade de contribuir para um bem comum, seja do próprio indivíduo, de uma empresa ou associação, ou ainda de uma comunidade, visando à realização pessoal do indivíduo que realiza a atividade e um retorno financeiro para o mesmo.

Atividade formal ou informal que possibilita que o indivíduo exerça uma profissão. Trabalho é uma atividade árdua, cansativa e desgastante. Prazer de realizar atividades cada dia melhor. Forma de desenvolvimento de aptidões. Trabalho é  o motivo pelo que possibilita a realização dos meus sonhos e também o meio de produzir uma atividade que traga resultado para a organização e gere minha satisfação pessoal.

Labor, labuta, atividade intelectual e física remunerada ou não. Trabalho são as atividades diárias que dão sentido à vida. São todas as labutas, escolhidas pelo ser social, que preenchem, satisfazem e ocupam o ser humano. Podem ser prazerosas ou não.

1.      Perfil dos Entrevistados

 


O mercado de trabalho feminino no Brasil gira em torno de 19,4 milhões de empregos ocupados, o que representa 43% da força ativa de trabalho, enquanto os homens ocupam 25,7%1. Nesta pesquisa 6,8% dos entrevistados do sexo feminino não estão trabalhando, contra 2,3% do sexo masculino. Segundo o IBGE a população economicamente ativa no Brasil (de 162 Milhões de indivíduos - 2009)2 está segmentada em 51,8% do sexo feminino e 48,2% do sexo masculino, sendo tais estatísticas bem próximas aos valores amostrados nesta pesquisa.

 

Tabela I – Sexo dos Entrevistados

Sexo

Obs.

%

Feminino

70

52,6%

Masculino

63

47,4%

Total Geral

133

100,0%

 

A amostra selecionada é um pouco mais envelhecida do que a divulgada pelo IBGE (2009)2 o que pode evidenciar na diferença de perfil dos indivíduos que utilizam a internet, bem como o próprio envelhecimento da massa trabalhadora.

 

 

Tabela II – Faixa Etária dos Entrevistados

Faixa Etária

Obs.

%

< 14

2

1,5%

14 – 15 anos

3

2,3%

16 – 20 anos

7

5,3%

21 – 25 anos

11

8,3%

26 – 30 anos

12

9,0%

31 – 40 anos

37

27,8%

41 – 50 anos

28

21,1%

51 – 60 anos

33

24,8%

Total Geral

133

100,0%

 

A amostragem não foi representativa para a geração de estatísticas por Região, uma vez que não segue a distribuição padrão do IBGE. Para um estudo mais aprofundado, sugere-se a atribuição de pesos para adequar a amostra à realidade nacional.

Tabela III – Região dos Entrevistados


Região

Obs.

%

Centro-Oeste

39

29,3%

Nordeste

23

17,3%

Norte

4

3,0%

Sudeste

33

24,8%

Sul

34

25,6%

Total Geral

133

100,0%







O conceito adotado para a renda do trabalhador foi a relativização monetária de acordo com o padrão do município onde o indivíduo está inserido. Desta forma a distribuição da Classe Econômica utilizada para esta pesquisa não se assemelha ao desenvolvido segundo o Critério de Classificação Econômico Brasil – Abep3.

Tabela IV – Classe Econômica dos Entrevistados

Classe Econômica

Obs.

%

Alta

15

11,3%

Baixa

10

7,5%

Média

108

81,2%

Total Geral

133

100,0%

 

 

 

 

 Em relação à última pesquisa realizada pelo IBGE (2009)2 aponta uma maior concentração de indivíduos da raça Branca, o que pode significar, sendo um caso para investigação futura, a não inserção digital das raças mais vulneráveis aos fatores econômicos.

 Tabela V – Raça dos Entrevistados

Raça

Obs.

%

Amarela

6

4,5%

Branca

81

60,9%

Parda/Morena

44

33,1%

Preta/Negra

2

1,5%

Total Geral

133

100,0%

 

 

 Pesquisa completa no link: http://www.lenderbook.com/Artigo_Trabalho.doc



20/04/2013 - Max Diniz Cruzeiro
Eu quero participar!
Faça seu comentário

Critério

Crítica
Sugestão
Ideia
Desabafo
Elogio
Sentimento
Outro

Título


Somente palavras e/ou números

Seu comentário

Somente palavras e/ou números em português ou inglês
Limite de 500 caracteres.

Nota

-100 a +100

Cidade

Estado

País


Organização e ordenação de Registros Textuais
OortBook® organizando informações para melhor atendê-lo!




Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing

100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (22/MAR/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016













The film contains technology information!






Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.










The star contains more than 2,000 pages of information!






Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP