ministério da cultura

:: Emoção: a interação entre sentidos


Emoção: a interação entre sentidos

 

            A emoção é a manifestação de um ou mais de um sentido orgânico de um indivíduo, sendo que um deles necessariamente deve ser o sentido tátil (interno ou externo) ou olfativo ou auditivo que desencadeia do interior para o exterior do corpo biológico ondas de excitação ou inibição de estímulos.

            Tem como função principal a ativação de neurotransmissores pela liberação hormonal, ou seja, desencadear sensações pelo corpo para ajustar os pensamentos. A este tipo de ajuste sensorial dá-se o nome de sentimento. Os sentimentos são uma estrutura de valoração, com atributos próprios, que sintetizam a importância relativa que o indivíduo dá para sensações que são tiradas do ambiente.

            A sensação é uma reação química, eletromagnética, energética ou física manifestada pelo corpo através de estímulos de ligação direta do contato com o meio exterior aos indivíduos. Uma vez absorvida é canalizada para a memória e sofre um processo de racionalização, onde atributos são adicionados para condicionar sua utilização e aplicação futura.

            A liberação hormonal é uma forma dinâmica encontrada pelo cérebro para controlar a intensidade que uma emoção deve responder a um determinado estímulo. Quando o alimento hormonal acaba (para as células), a sensação se esgota e o indivíduo passa para seu estado de normalidade. Se o centro volitivo do indivíduo insiste de forma recorrente a depositar mais hormônios para promover a sensação e o organismo não consegue mais fabricar a quantidade necessária por ter esgotado as fontes de energia que dão origem à fabricação hormonal, então o sistema reage com uma crise de abstinência.

            Na crise de abstinência, a tensão é voltada para a caixa craniana, que por sua vez, reage negativamente como se tivesse sendo atacada e envia para os outros órgãos do corpo contraestímulos provocando reações que danificam seus funcionamentos. Como num sistema intuitivo que tenta bloquear a demanda diminuindo a eficiência das partes que são muito demandantes. Como o corpo humano é sistêmico, uma crise de abstinência afeta inúmeros órgãos numa reação em cadeia.

             Quanto mais complexa é a combinação dos sentidos, maior é o valor de uma emoção. Imaginem o sentimento AMOR que é a base para a maioria das pessoas que vivem em diversas culturas. Ele é catalogável de forma a ter correspondência com todos os sentidos e possui uma forma incalculável de manifestações. Enquanto que uma leve BRISA ao ativar a epiderme da pele sensibiliza o sensor tátil causando uma sensação de arrepio. Este segundo é mais simples que o primeiro exemplo, sendo sua aplicação na linha básica das necessidades elementares dos seres humanos.

            A cultura ocidental de uma forma geral educa os indivíduos racionalmente e limita o aprendizado das emoções. Não é incomum encontrarmos pessoas com uma vasta compreensão do mundo, porém emotivamente vazias, o que remete a um estado de pobreza espiritual, uma vez que o fator cognitivo da “Fé” é uma espécie de intercâmbio entre a essência da natureza viva presente no ambiente e o espaço interior dos indivíduos.

            Esta perca de identidade com a natureza impede que avanços sejam identificados, pois a racionalização absoluta do universo torna uma civilização meramente predatória de seu próprio habitat, insensível na manutenção e preocupação de outras espécies essenciais ao seu desenvolvimento ou que apenas desejam compartilhar o mesmo espaço geográfico.

            A emoção não é retorno à animalidade. Este último está ligado mais a incompreensão de fatores estruturais cognitivos de forma reativa. Na animalidade um conjunto de estímulos emotivos é catalogado de forma negativa, como uma experiência que induz um desprazer ativando sentimentos de sobrevivência ou manutenção na forma de: repulsa, raiva, ódio,... Não é a emoção quem coordena a reação e sim o princípio de racionalização ou instintividade ligada a ela, que a coordenará. A aplicação para a sensação é que torna o sentimento prazeroso ou não.

            Uma emoção pode ter as seguintes funções: fonte de reequilíbrio dinâmico do corpo; medir níveis de interação com o habitat; medir níveis de interação com outros seres vivos; medir níveis de sobrevivência; definir intensidades de reação como uma razão de proporcionalidade matemática; canalizar e direcionar os pensamentos; servir de embasamento para tomada de decisão; correlacionar eventos; escalonar pensamentos;...

            Como fonte de reequilíbrio dinâmico do corpo uma emoção poderá ser utilizada para descongestionar áreas do cérebro, provocando a sensação de alívio. Na medição de níveis de interação com o habitat a emoção está presente na contemplação de elementos que compõe o espaço geográfico ao qual o indivíduo está inserido.

Ao medir níveis de interação com outros seres vivos, o sentimento, ou emoção pode aflorar através de um beijo que induz um querer bem constante. Para medir níveis de sobrevivência, a emoção utilizam de artifícios como a manifestação de dor, sufocamento,...

Para definir intensidades de reação como uma razão de proporcionalidade matemática implica que a emoção torna-se um processo analítico cognitivo possibilitando ao indivíduo um juízo de valor em sua aplicação. Ao canalizar e direcionar os pensamentos, a emoção estará auxiliando na fabricação da personalidade.

Ao servir de embasamento para tomada de decisão o sentimento surgido de uma emoção surgirá como uma premissa com valoração própria que adiciona a outros pensamentos determinando o caminho a ser seguido. Na correlação de eventos irá se fundamentar como elemento-base para chegar a formas mais complexas de emotividade ou racionalidade quando combinadas, e a mente requerer como uma resposta válida um raciocínio. Para escalonar pensamentos, a emoção será suporte para metrificar pela ordenação funcional que o indivíduo achar mais interessante ao seu desenvolvimento.



18/10/2013 - Max Diniz Cruzeiro
Eu quero participar!
Faça seu comentário

Critério

Crítica
Sugestão
Ideia
Desabafo
Elogio
Sentimento
Outro

Título


Somente palavras e/ou números

Seu comentário

Somente palavras e/ou números em português ou inglês
Limite de 500 caracteres.

Nota

-100 a +100

Cidade

Estado

País


Organização e ordenação de Registros Textuais
OortBook® organizando informações para melhor atendê-lo!



Este sitio respeta su modelo económico. Si usted es capitalista como para darse cuenta de las ganancias en el consumo de nuestros productos y servicios a pagar el valor monetario en relación con una parte de mérito en su nombre. Si el modelo se piensa pago Socialista con algún beneficio social que puede contribuir a la actividad de LenderBook. Si su modelo de pensamiento es la participación comunista y extender su ventaja a nosotros como pago.

Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing

100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (16/ABR/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016













The film contains technology information!






Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.










The star contains more than 2,000 pages of information!






Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP