ministério da cultura

:: Estudo de auto-caso: dois corpos estranhos no cérebro


Estudo de auto-caso: dois corpos estranhos no cérebro

 

Brasília, 26/10/2013

O paciente Lender (ver livro: Lender para detalhes) apresentava em 1996 pensamentos alucinativos esporádicos, com mania de perseguição, aumento da libido, elevação egoica, tendência ao altruísmo extremado, cansaço mental por excesso de estudo, que culminaram em 1999 num episódio psicótico breve, originado após estresse traumático ocorrido pós-viagem à Alemanha.

Anterior a este fato, por 8 anos seu organismo apresentava disfunção gástrica que induzia a fluxo contínuo de produção de gazes no organismo. Em 1997 o paciente, que nunca havia feito tratamento por falta de recursos, realizou uma bateria de teste entre eles: fezes, urina, exame de sangue completo, endoscopia, colonoscopia, exame da próstata e ultrassonografia (este último exame comprovou a queixa do paciente). Os exames realizados não indicaram a causa para a disfunção.

O estresse da viagem, em 1999, foi provocado por situações de conflito social pela diferença cultural existente entre vários estudantes de diversos países e também pelo cansaço acumulado adquirido pelo esforço contínuo de agregar conhecimento e trabalho laboral prévio à viagem taxativamente cansativo, sem pontos de parada aos finais de semana por um período de 2 anos ininterruptos.

Ao iniciar o tratamento, uma semana após o desembarque no Brasil, em 1999, o paciente apresentava introspecção, elevação egoica, mania de perseguição, quadro eufórico, percepção alterada da realidade, alteração de sentidos,  isolamento, pensamentos difusos, acelerados e múltiplos em sua psique. Não apresentava quadro depressivo e também não apresentava agressividade. Tentava o tempo inteiro conter os pensamentos e tinha uma preocupação exagerada em relação ao pensamento alheiro. Como processo de fuga, distraia a mente com qualquer informação que lhe saltava aos olhos que logo era convertida em pensamentos maníacos de perseguição.

Na fase inicial do processo de tratamento foi receitado carbolitium, cloridrato de biperideno e haloperidol que se mostrou eficiente após um quadro paranoico que durou 3 meses consecutivos.

Durante o período do quadro paranoico foi realizado uma bateria de testes entre eles: exame sanguíneo, chapa torácica (para tirar a suspeita de ingestão de psicotrópicos no transporte do drogas ilícitas do exterior para o Brasil), exame do fígado,  tomografia computadorizada do cérebro com contraste e  Eletroencefalografia (EEG). A única anormalidade encontrada foram duas pequenas calcificações em lobo frontal direito por granulomas inativos, sendo a suspeita encaminhada para o psiquiatra que diagnosticou como cisticercose.

No tempo decorrente da crise o paciente permaneceu em repouso em sua residência, tomando a medicação diariamente e sem interrupções. Com o efeito da medicação necessitou de várias horas de sono e repouso a fim de reestabelecer o equilíbrio do corpo. Pelo segundo mês de crise ainda apresentava um quadro delirante. Começou a dialogar com os pensamentos que eram desenvolvidos em sua psique. Em quadro maníaco acelerado escreveu um livro de 160 páginas (Livro: lender) cujo conteúdo narra a sequência de alucinações que teve durante o período.

Após o terceiro mês de mania, a medicação teve o efeito esperado reestabelecendo o equilíbrio homeostático do paciente. As visitas ao psiquiatra mantiveram em consultas mensais por um período de 1 ano, paralelamente o paciente realizou 8 consultas com psicólogo que após avaliação de que o subconsciente do paciente estava invadindo a área do consciente por não conseguir descansar adequadamente e provocava sonhos que se fundiam criando uma realidade paralela ao paciente, teve uma melhora súbita voltando à normalidade.

Terminado um ano de tratamento e não restando mais traços de desvio comportamental, o paciente recebeu alta através do procedimento médico de diminuição da dosagem e reavaliação até verificar a necessidade da manutenção da medicação, voltando à vida laboral.

Após 3 meses sem a medicação, o paciente apresentou novo quadro de mania e precisou retornar ao tratamento psiquiátrico. Desta vez o efeito do medicamento foi imediato (após uma semana de uso), e permaneceu medicado por mais um ano sumindo as manias após este período.

Em 2005 teve sua terceira crise maníaca e necessitou de internação. Teve uma melhora súbita assim que internado, mas permaneceu por 2 semanas em observação e sem resistência ao uso de medicamentos, retornando as atividades laborais em seguida. O paciente começou a apresentar progresso mnemônico evidenciado pela melhora do raciocínio.

Em 2008 teve sua quarta crise. O motivo da crise foi o abandono da medicação tradicional para tentar outro tipo de tratamento não oficial chamado de Crânio Acupuntura.  A internação durou 1 mês. O paciente somatizou os problemas enfrentados no trabalho criando um quadro maníaco de perseguição contra si. Na etapa de ajuste do medicamento o paciente se queixou que a medicação carbolitium estava provocando uma reação toda vez que ingerida pelo organismo. Os psiquiatras optaram por substituir este medicamento por ácido valpróico.

Ao longo dos anos a medicação foi diminuída para o nível de controle. E hoje, em 26/10/2013 o paciente continua tomando as dosagens recomendadas sem apresentar efeitos colaterais ou diversos, executando atividades laborais normalmente, além de fazer pós-graduação em psicopedagogia clínica e empresarial e neurociência clínica. Fatores positivos para a compreensão do problema e minimização de seus efeitos. Embora estável o paciente resista a práticas de bem-estar na realização de atividade física estando um pouco acima da linha de peso para seu porte.



26/10/2013 - Max Diniz Cruzeiro
Eu quero participar!
Faça seu comentário

Critério

Crítica
Sugestão
Ideia
Desabafo
Elogio
Sentimento
Outro

Título


Somente palavras e/ou números

Seu comentário

Somente palavras e/ou números em português ou inglês
Limite de 500 caracteres.

Nota

-100 a +100

Cidade

Estado

País


Organização e ordenação de Registros Textuais
OortBook® organizando informações para melhor atendê-lo!




Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing

100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (22/MAR/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016













The film contains technology information!






Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.










The star contains more than 2,000 pages of information!






Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP