ministério da cultura

:: Ensaio sobre Estilos de Blogagem


Ensaio sobre Estilos de Blogagem

19 de maio de 2014

 

1. Abordagem do ensaio

Este ensaio irá versar sobre os três blogs corporativos mais bem posicionados dos principais sites de busca quando um usuário pesquisar pela tag blog. O destaque conquistado no google, Bing e Uol Busca acrescenta significativamente o número de visitas diminuindo o esforço para atrair público disposto ao acesso da informação por eles disponível.

 

2. Empresas avaliadas

Os blogs UOL Blogosfera, Blog da Thássia e Blog do Planalto vêm desenvolvendo um trabalho significativo no qual uma reflexão sobre cada estratégia adotada para fidelização dos usuários é importante para a compreensão do modelo de negócios adotado para um destes segmentos.

 

3. O Blog Corporativo

O Blog corporativo é caracterizado por uma estrutura virtual informativa sobre um segmento de negócios, também pode estar voltada para tornar esta publicidade da informação como meio de marketing e assim atingir as pessoas que estão envolvidas direta e indiretamente na segmentação do negócio. Pode servir como uma ferramenta meramente administrativa caso o interesse seja divulgar informações internas entre os envolvidos diretamente sobre o processo de produção de uma organização, pode também servir como orientação e disseminação do conhecimento corporativo.

É uma importante ferramenta como Jornalismo colaborativo, para aqueles casos que as organizações desejam colher a visão das pessoas que estão ligadas ao negócio e servir também como fonte para pesquisa através do fornecimento de elementos necessários para a inteligência competitiva de uma corporação.

É um vantajoso sistema de feed back com as massas, reduzindo o retrabalho pela replicação da mesma informação para inúmeros clientes ou usuários específicos. Acaba por uniformizar a informação organizacional e contribuir para um melhor nivelamento da comunicação empresarial. O Blog de uma forma geral é um instrumento de autorreflexão e autoexpressão, em que é possível contar uma história para o usuário fazendo-o identificar com a cultura organizacional que insere as informações organizacionais interligando sua história com os aspectos relevantes da vida do usuário, num processo de autoatendimento, gestação de ideias e formatação de valores aos qual a organização espera ser solidária com seus usuários. Estes princípios, a organização espera nortear sua missão, visão, valores e objetivos de forma precisa par ao público alvo a fim de conseguir “colaboradores potenciais” capazes de disseminar toda informação ou suas partes mais importantes para a sociedade de forma globalizada.

Philip Kotler definiu assim o seu papel na sociedade: ”Marketing é um processo social por meio do qual pessoas ou grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

O que existe de mais democrático na ideia de mercado de massa é o conceito de compartilhar o consumo de todo o tipo de bens e serviços, mas mantendo a individualidade das pessoas.

Na essência do mercado de massa, está a intenção de fazer itens de consumo, originalmente restrito às elites, sejam produtos, sejam serviços ou ideias, serem disponibilizados para a massa da população. Isso implica em alterações da sua forma de produção e distribuição.

Nas organizações, o marketing lida com todas as relações das empresas com seus constituintes externos: consumidores/clientes, legisladores, concorrência, cadeia produtiva, formadores de opinião etc.

Fonte: http://guiadomarketing.powerminas.com/qual-o-papel-do-marketing-na-sociedade/

O Blog Corporativo é possível estar enquadrado nesta visão de Philip Kotler por posicionar a informação de um grupo restrito de pessoas para uma composição ou forma massificada em que transforma algo restrito em conceitos amplos sobre uma organização em que se pretende divulgar como visão corporativa para a sociedade sobre as atividades desenvolvidas por este grupo de pessoas para um contexto maior de interação social.

 

 

4. O Blog UOL Blogsfera

Como canal de informação pretende transmitir para os usuários informações dinâmicas sobre os principais acontecimentos da atualidade. A informação apresenta teor jornalístico, investigativo, de opinião e está estruturado na forma de informação colaborativa onde o usuário é convidado a criar também o seu canal de notícias (Feed de Notícias) e cada um absorve uma temática cujo foco é representado por eixo de pensamento ao qual se vinculam os autores deste tipo de Blogsfera.

A força deste tipo de informação está na integração entre as partes que promove o sistema de blogs numa mídia informativa compacta formada por múltiplos pesquisadores e pensadores das mais variadas vertentes e pensamentos. Esta estrutura serve como um denominador referencial para muitos usuários, servindo para identificar as tendências do pensamento cultural-político-social, mantendo-os informados sobre as principais notícias da sociedade.

Enquadram-se sobre os principais temas do sistema de portal da UOL Blogsfera: Beleza, Carros, Casa e Decoração, Ciência, Ciência e Saúde, Cinema, Comportamento, Economia, Empregos, Entretenimento, Esporte, Gastronomia, Humor, Internet e Tecnologia, Literatura, Meio Ambiente, Música, Notícias, Política, Quadrinhos e Ilustrações, saúde, Televisão e Viagem. Os temas foram criados em observância dos principais tópicos ligados a uma vida social efetiva, de forma que se torna impossível que um indivíduo dito civilizado não tenha interesse por assunto relacionado a um dos tópicos em um instante de sua vida cursiva.

É um site estruturado no sentido de apelo ao consumo de forma moderada, por apresentar aos usuários uma mescla de informação com publicidade onde os produtos são apresentados lateralmente ou inseridos entre os textos segmentados, vitrines de consumo, onde o usuário poderá se distrair com as promoções, geralmente vinculadas ao tema pesquisado. São verdadeiras expressões que mantém a vitalidade do sistema de Blogsfera, por parte do uso consciente dos usuários na visualização dos anúncios (pelos cliques) que são convertidos em negócios e visualização de marcas, formando verdadeiros ciclos de exposição e comercialização de produtos de primeira necessidade para os internautas.

Endereço: blog.uol.com.br/

 

5. O Blog da Thássia

Thássia representa um estilo de vida, uma forma social de se apresentar ao mundo. A loja segmenta seu blog especialmente para o público feminino e busca inserir imagens em que o glamour, o espírito descobridor do mundo, onde as imagens dos produtos estão associadas aos principais cartões postais do mundo civilizado. Ela valoriza a mulher moderna, que viaja, que conquista espaços, que se mostra como símbolo de independência e está presente nos principais ambientes do universo masculino.

Esta incorporação de elementos dá magnitude aos produtos apresentados no Blog da Thássia, que são enriquecidos pela jovialidade da modelo incorporando a ela marcas famosas de expressão de tudo o que é durável, clássico, desprendido, moderno e que deve ser inserido dentro do conceito individual daquelas mulheres que pretendem conquistar ou seguir este estilo neoliberal  de encarar o mundo.

A mensagem do Blog é clara: Não importa onde você estiver, mas você deve brilhar. Assim se resume o padrão de comportamento esperado para o consumo. E aliado a esta métrica está o realce a beleza da mulher e o bom gosto em disfrutar as coisas boas que os produtos adicionam ao posicionamento de uma mulher elegante e envolvente.

Thássia transfere para suas usuárias o poder de se permitirem à auto sedução, e de forma conquistadora a publicitária permite resumir em dois parágrafos o realce dos traços-elementos que ela pretende transmitir para outras mulheres também modernas como ela:

 

Sou Thássia Naves, mineira, filha caçula, publicitária por formação, apaixonada por moda, viajante em busca de novas experiências e tendências, e aqui é o cantinho que tenho para compartilhar um pouco de tudo que me cerca.

Day by day, viagens, looks, tendências, dicas, eventos, isso é o que você encontra aqui, sempre com meu olhar e um jeitinho especial de conversar com você, que é o personagem principal de toda essa história. Por isso busco sempre me aprimorar para trazer o melhor conteúdo e contribuir um pouco com o dia a dia dessas poderosas mulheres modernas.

Fonte: http://www.blogdathassia.com.br/br/sobre-a-thassia/

Como empresária Thássia oferece espaço publicitário em seu blog para marcas que possam transmitir o seu estilo de vida na segmentação de seu público. Este tipo de blog corporativo apresenta um modelo suave ao consumo, no sentido que a personagem Thássia incorpora sobre seu corpo os objetos de desejo que cabem a cada uma de suas usuárias definir pelo o consumo ou não de seus projeções e ideais.

A publicitária também oferece um meio de fidelização ao estilo onde as usuárias podem cadastrar-se ao blog para tomarem ciência sobre as novidades e receberem dicas bacanas de restaurantes, lugares e tendências.

Endereço: http://www.blogdathassia.com.br/br/

 

6. O Blog do Planalto

É um site informativo de comunicação de massa. Procura mostrar as principais realizações do governo federal, e realça as principais conquistas da união do governo corrente. O site transmite a ideia de vitrine de informações e possui alguns vínculos com as principais redes sociais para os usuários que desejarem o compartilhamento de informações.

Existe uma clara tentativa de realçar os sucessos da gestão administrativa do governo. O blog possui um fraco apelo à interatividade com o usuário passando a impressão de verticalização ascendente da informação.

O espaço à direita do blog poderia ser mais bem utilizado na exposição de links de outros órgãos federais ou como uma vitrine fotográfica em que os usuários seriam convidados a exporem lugares, monumentos ou representações não humanas do país. Seria uma forma simples de mostrar interação participativa na construção do blog numa visão essencialmente brasileira. Estes espaços à direita logo no início do rolamento da página principal do blog se perdem numa tela cinza, sem vida e dá espaço apenas a informação na posição central do blog a uma comunicação em mão única que não motiva seu público: o povo brasileiro; a fazer frequentes visitas tornando-se usuário efetivo das realizações do governo, como parte efetiva deste.

O apelo ao consumo da informação estatal é forte e centralizado sobre a alta administração pública. O principal canal de comunicação com o planalto – o link Fale com a Presidenta – colhe as informações dos usuários e quase sempre não é capaz de transmitir um Feed Back pessoal ou eletrônico de que o pedido ou a informação gerada foi encaminhado para o órgão competente. O que reforça ainda mais a tese da verticalização ascendente da linha de informação.

Como um blog meramente informativo do gerenciamento do país faltam indicadores sociais sobre a estrutura do governo, independente da favorabilidade ou não das medidas governamentais como meio de isenção a informação da governança corporativa brasileira.

O blog oferece um campo de Perguntas e Respostas, insuficiente para responder questões sobre os conteúdos por ele apresentados, limitando-se a responder informações sobre a operacionalização do portal informativo.

Uma oportunidade de negócios seria a criação de anúncios publicitários para produtos e serviços oferecidos pelo governo a fim de ampliar a sua divulgação e não apenas apontar resultados das estatais que pouco dizem respeito à vida do particular que espera encontrar elementos ou informações que possam refletir diretamente sobre sua vida. Existe uma clara tendência por parte do Blog de abortar qualquer tendência ao consumo na visão capitalista na interação entre governo e empresariado.

Endereço: http://blog.planalto.gov.br/

 

7. Referências

SOUZA, Maria do S. A. de. BLOGS E MARKETING ONLINE. Brasília: Equipe Técnica de Avaliação, Revisão Linguística e Editoração das Faculdadas Integradas – AVM. Disponível em: < http://moodle.posavm.com.br/pluginfile.php/254568/mod_resource/content/1/Blogs%20e%20Marketing%20Digital.pdf >. Acesso em: 19 de junho 2014.

Guia do Marketing. Disponível em:< http://guiadomarketing.powerminas.com/qual-o-papel-do-marketing-na-sociedade/>. Acesso em: 19 de junho 2014.

UOL Blogsfera. Disponível em: < blog.uol.com.br/>. Acesso em: 19 de junho 2014.

Blog da Thássia. Disponível em:<http://www.blogdathassia.com.br/br/>. Acesso em: 19 de junho 2014.

Blog do Planalto. Disponível em: <http://blog.planalto.gov.br/>. Acesso em: 19 de junho 2014.

 



19/06/2014 - Max Diniz Cruzeiro
Eu quero participar!
Faça seu comentário

Critério

Crítica
Sugestão
Ideia
Desabafo
Elogio
Sentimento
Outro

Título


Somente palavras e/ou números

Seu comentário

Somente palavras e/ou números em português ou inglês
Limite de 500 caracteres.

Nota

-100 a +100

Cidade

Estado

País


Organização e ordenação de Registros Textuais
OortBook® organizando informações para melhor atendê-lo!



Este sitio respeta su modelo económico. Si usted es capitalista como para darse cuenta de las ganancias en el consumo de nuestros productos y servicios a pagar el valor monetario en relación con una parte de mérito en su nombre. Si el modelo se piensa pago Socialista con algún beneficio social que puede contribuir a la actividad de LenderBook. Si su modelo de pensamiento es la participación comunista y extender su ventaja a nosotros como pago.

Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing





:: A LenderBook recebe as seguintes moedas de troca por suas atividades:

# Conhecimento;

# Benefícios;

# Dinheiro em Espécie;

# Melhorias;

# Expansão Programada;

# Bens, produtos e Serviços;

# Valoração de nossas atividades (Imagem);

# Destaque e Reconhecimento

# Canalização de recursos para nossos players a fim de que o desenvolvimento percebido contemple nossas atividades.

Os pagamentos seguem de acordo com o Modelo de Percepção Econômica de nossos Clientes cuja base principal é a visualização de um BENEFÍCIO DE NOSSO CLIENTE em que uma parcela do GANHO DE NOSSO CLIENTE é revertido em moeda de troca para a Atividade da LenderBook de acordo com a consciência do CLIENTE. Nossos clientes estelares podem efetuar o pagamento conforme os meios legais estabelecidos dentro de seus agrupamentos e seus parceiros no planeta terra.

Max Diniz Cruzeiro

Agradecemos a todos os nossos Clientes Estelares que já efetuaram o pagamento das atividades nos encaminhando via telepatia projetos para a LenderBook COMO FORMA DE PAGAMENTO.

Agradecemos todos os nossos Clientes Capitalistas que já efetuaram a compra de nossos livros através da AMAZON

Agradecemos nossos Clientes Comunistas, em especial a Coreia do Norte, por INTERMÉDIO de sua Embaixada, pela retribuição inicial de um Jantar EM SUAS INSTALAÇÕES, como pagamento de nossas contribuições até o momento.

Agradecemos aos nossos Clientes Socialistas, principalmente amigos que contribuiram extendendo benefícios em suas horas de recreação, lazer e alimentação.


O TRABALHO ACIMA É SOBRE REDES NEURAIS: ACESSE A IMAGEM"
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA: Neuroempreendimentos Aqui ensinamos você montar a Rede Neural de sua Atividade Empresarial!

:: Relatório do Concurso Whatsapp

Torno público todo o aprendizado, do concurso Whatsapp, que já encaminahdo para o SENADO FEDERAL e para o MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO.

O intuito deste informativo é a leitura seletiva, para que cada setor apenas adquira a informação relativa a sua área, caso você deseja fazer a leitura integral será de responsabilidade do leitor em saber das informações aqui catalogadas. É permitido divulgar essa informação nestes moldes para quaisquer seguimentos. (37 páginas de word) Para acessar entre na LenderBook

Atenciosamente,

Max Diniz Cruzeiro

LenderBook Company

www.lenderbook.com




100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (17/Jul/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016














O TRABALHO ACIMA É SOBRE REDES NEURAIS: ACESSE A IMAGEM"
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA: Neuroempreendimentos Aqui ensinamos você montar a Rede Neural de sua Atividade Empresarial!


The film contains technology information!










Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.













The star contains more than 2,000 pages of information!








Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP