ministério da cultura

:: Assimilação do Conhecimento


Assimilação do Conhecimento


A mente dos seres humanos é algo fascinante. Na realidade ela é a somatização da interação de vários órgãos presentes na caixa craniana e suas interligações com a coluna vertebral. Agora como entender o processamento das informações na forma de pensamento?

Neste artigo textual será apresentado um modelo mental de como as informações são processadas a partir da assimilação do conhecimento por parte de um interlocutor.

Nosso sistema primitivo de ensino requer uma sala de aula, com um quadro negro à frente e cadeiras com meses dispostas de frente para a lousa a fim de que um professor ou mestre seja capaz de retransmitir seus ensinamentos para uma classe de aula. Mesmo que outros sistemas de comunicação em massa não utilizem estes mesmos princípios, existem semelhanças na forma e padrão em que a informação é transmitida para os alunos ou ouvintes.

Imaginem vocês que a professora Ana Paula está dando uma noção de práticas domésticas em sua turma para alunos do 3º período básico escolar e transcreve sobre a lousa a seguinte frase:

 

A casa deve permanecer arejada durante o dia, porque o asseio é necessário para passar uma boa impressão aos visitantes que nela chegam. A mãe ao organizar a cozinha lavando os utensílios está na realidade afastando os insetos que podem causar doenças e contaminar a comida ainda não consumida. Quando a roupa é lavada, esta necessidade deriva da eliminação dos germes que poderiam também provocar doenças além de causar mau cheiro que também trariam uma impressão para quem se aproximasse de você.

 

Para uma criança de 8 anos ter que exercitar escrevendo um texto tão complexo e com uma grande quantidade de linhas é algo muito oneroso e enfadonho. Então a idade infantil utiliza de elementos abstrativos para compor o cenário escrito que a professora Ana Paula deseja transmitir para seus alunos.

Este recurso de acoplar a percepção alheia ao contexto interno de cada indivíduo é utilizado enfaticamente por toda a vida acadêmica de um aluno. Mas os sintomas de maioridade e amadurecimento psíquico vão diminuindo as emanações correlatas de fuga ao tema ou ao contexto estabelecido para a leitura.

Assim uma criança vai se transportar para as palavras em que o texto escrito pela professora sobre a lousa vai lhe direcionando. Hipoteticamente ao iniciar a escrita a palavra CASA desperta no interior da pessoa aquela informação sensorial que ela foi até então capaz de associar. Assim, é como ela se teletransportasse para as proximidades ou para o interior aconchegante daquilo que ela denomina como casa. É possível que gere até um bloqueio em seu pensamento se o lugar for referência para uma vida reprimida ou cheia de angústias e limitações. Se for questionado no ato da escrita qual o conceito de casa para cada uma destas crianças haverá múltiplas denotações ou conotações para o signo de forma que é impossível, dado diversas realidades, definir um conjunto de características uniformes sobre o mesmo conceito.

Estas crianças estão em fase de assimilação de conhecimentos primários, então quando elas chegam à construção da frase e topam com a palavra AREJADA é comum surtir um efeito de excitação, onde este efeito promove um recuo no processo ocular normal da leitura de forma a que a criança faça uma introspecção um pouco mais prolongada a cerca da natureza da palavra... então busca em seu pobre dicionário em formação similaridades que permitam chegar a um significado primário capaz de dizer uma informação. Em muitos casos afloram os primeiros sinais de tentativa de entendimento, no qual as perguntas soam como uma inspiração ao indagar à professora o significado da palavra de forma a gerar o sentido para o que está sendo transcrito. O olhar natural da criança observadora faz recuar a visão para o início da frase a fim de encaixar o sentido assimilado pelas indagações ou pelo achismo que se origina na mescla do contexto.

Então quando a criança chega sobre a palavra DIA ela já consegue corrigir os fatores de contextualização de seu pensamento. Aquelas crianças que imaginavam a casa em ambiente noturno reagrupam os pensamentos em seus cérebros para permitir a coesão do pensamento em que o professor está narrando a história.

E assim continuadamente as palavras transcritas fazem migrar informações do conteúdo pessoal de cada criança. Elas estão na realidade narrando sua própria história, o ASSEIO está se referindo ao ato de tomar banho, ou ao ato de lavar as mãos, até aqui o sentido é muito vago e limitado, então um despertar da adrenalina pelo texto faz a criança perseguir o que está sendo transcrito que continuará a evoluir com o termo BOA IMPRESSÃO AO VISITANTES, ORGANIZAR A COZINHA, UTENSÍLIOS e INSETOS.

O estudante em geral tende a se apegar ao que lhe interessa. Ao que encaixa em sua vida. O que soa inoportuno ele despreza. Nem sempre em uma frase como esta, que estão sendo analisadas todas as palavras grifadas, são as palavras fixadas pelos estudantes. Pode ser que em alguns casos umas crianças fixam determinados conectivos e outras, alguns verbos por preferirem as ações, e outros em substantivos por gostarem de denominar os seres que integram as ações.

Com a leitura a cada novo signo um mundo se abre. Assim é a sequência lógica de uma assimilação do conhecimento, aonde o nivelamento do professor conduz a realidade do estudante a um contexto maior que se insere em sua vida por forma didática no processamento das informações.

Educar não é criar padrões únicos de comportamento. É antes de tudo aderir à essência do estudante de informação adicional que possa ser útil para ele migrar a informação para sua vida, seu ciclo social e desenvolver-se preservando sua particularidade denominada com a criação de uma personalidade que apenas a este é percebida interiormente.

Quando se fala em nivelamento da informação está na realidade buscando encaixar a essência da informação sobre o contexto individual dos estudantes de forma a que o encaixe integre sentidos parecidos de aplicação similar, não importando a natureza particular da vivência social de um estudante.

Até que ponto cabe uma intervenção sobre o mundo particular de um estudante, na orientação de um núcleo informativo mais genérico e globalizante?

É uma questão muito complexa, que envolve ética, sociologia, democracia, intromissão e sindicância sobre a liberdade de expressão de quem é tutorado. Por isto o sistema de educação é progressivo e busca a convivência com a pluralidade. Esta coexistência tende a promover o amplo entendimento das particularidades, na busca pela compreensão e tolerância das diferenças,... porque há que se respeitar as individualidades e as personalidades para que a essência criativa do ser humano que se abastece de informações não seja corrompida ou até mesmo perdida em seu processo de inovar a forma de percepção do mundo que a todo momento lhe ensina a impor limites ao ímpeto humano de sobrepor a si mesmo frente a outras existências.

Quando adultos nos tornamos experts em aportar sobre os conceitos que nos chegam apenas no foco das sequências de pensamento que nos convêm. As cognições conjugadas de atenção e foco atrelam a passagem da frase-pensamento sobre nossa mente. E delas abrimos os compartimentos que melhor traduzem a reação motora a um conjunto maior de estímulos que a nós são por eles orientados na forma de signos.

Então esta degustação oral destes signos nos é levado apenas a compartimentar como reação em cadeia a alguns elementos dispostos dentro desta caixa de informações chamada de pensamento. Das 83 palavras que encaixam o pensamento deixado por Ana Paula como ensinamento acadêmico a ser transmitido, pode ser que desperte em uma destas crianças que transcreveram a mensagem o desejo pela organização, quando do trecho  “ORGANIZAR A COZINHA”, ou um instinto destrutivo nos meninos em “AFASTANDO OS INSETOS” e “ELIMINAÇÃO DOS GERMES”, e quiçá sobre os hipocondríacos, ou com tendência a este fator, fixar em “CONTAMINAR A COMIDA”, “PROVOCAR DOENÇAS” e “MAU CHEIRO”.

Todos estes elementos aproveitados como uma explosão em cadeia daquilo que se deve ser captada pelo foco de uma prévia atenção ao que foi captada pela mente e pelos sentidos.



02/07/2014 - Max Diniz Cruzeiro
Eu quero participar!
Faça seu comentário

Critério

Crítica
Sugestão
Ideia
Desabafo
Elogio
Sentimento
Outro

Título


Somente palavras e/ou números

Seu comentário

Somente palavras e/ou números em português ou inglês
Limite de 500 caracteres.

Nota

-100 a +100

Cidade

Estado

País


Organização e ordenação de Registros Textuais
OortBook® organizando informações para melhor atendê-lo!




Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing

100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (22/MAR/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016













The film contains technology information!






Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.










The star contains more than 2,000 pages of information!






Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP