ministério da cultura

:: Propensão ao Risco Cognitivo


Propensão ao Risco Cognitivo



O Risco Cognitivo de um indivíduo estar condicionado às variações do ambiente podem assumir várias categorias de atividade: Aversão, Leve, Moderado, Propensão e Alheia ao Risco.

A Aversão ao Risco Cognitivo refere-se àquelas pessoas que sempre quando possível são capazes de mitigar os fatores de risco de forma a eliminar ou reduzir as incertezas que poderiam converter uma tomada de decisão num insucesso ao desenvolver uma determinada ação.

O Risco Cognitivo Leve é designado ao modo de comportamento daqueles indivíduos que aceitam um grau baixo de risco cognitivo em que os resultados se concretizados deste risco não são capazes de interferir na sua vida produtiva.

O Risco Cognitivo Moderado pressupõe que os indivíduos detém o conhecimento de uma parcela significativa dos riscos de afetar sua capacidade de corresponder a estímulos do ambiente, mas estão dispostas a correr o risco cognitivo por resultados de suas tomadas de decisão mais efetivos. Inserem-se neste modelo os esportistas e profissões de alta precisão conciliada com periculosidade.

O Risco Cognitivo de Propensão é designado àqueles comportamentos mentais em que os indivíduos estão predispostos a correr o risco, mesmo sendo deles elevados, dimensionados e passíveis de consequências desastrosas para o organismo humano.

E as pessoas que se enquadram no Risco Cognitivo em que são alheias ao risco são indivíduos que não tem noções algumas, ou insuficientes, ou transversas as incertezas da realidade em que o risco existe em desenvolver determinada tarefa ou ação, porém não é dimensionado pela falta de conhecimento adequado do praticante em desenvolver a atividade proposta.

Os principais fatores que impactam sobre a concretização dos riscos são os descuidos dos indivíduos em praticar ações cujo grau de incerteza quanto os resultados resulta em debilidade cognitiva, as informações não são suficientes para resultar na consequência esperada para uma ação efetiva, os fatores de risco associados ação não são fidedignos ou existem outros parâmetros de risco mais fortes no ambiente que podem afetar a cognição humana de forma mais certa que os fatores observados, a ilusão do controle da situação faz com que o indivíduo relaxe o seu centro de atenção quanto aos outros fatores intervenientes em um modelo de ação capazes de desiquilibrar a noção de causa e efeito de um fenômeno, agir com imperícia ou dissidia por excesso de confiança faz com que um indivíduo corra riscos desnecessários à pratica de determinadas ações,... além de outras não elencadas.

Quanto à origem do risco ele pode ser endógeno ou exógeno. Mas ambos derivam de características de interação com o ambiente em que o indivíduo está inserido. No risco cognitivo endógeno estão relacionadas as patologias ou deficiências de nutrientes que afetam diretamente a interface cognitiva do indivíduo. Já o risco cognitivo exógeno se relacionada a lesões cerebrais provocadas por situações impactantes em relação ao ambiente externo ao indivíduo.

Nos fatores que envolvem o risco cognitivo devem ser levados em consideração ações que elevem a probabilidade de um indivíduo atingir os seus objetivos, melhorar o controle de si mesmo e minimizar as perdas cognitivas em decorrência de um mau funcionamento cerebral. O aumento da eficiência cerebral pelo controle do risco agrega valores aos indivíduos no mesmo instante que reduz o tempo necessário de processamento das informações e suas reações sobre a mente humana e o centro motor do indivíduo.

Quando um indivíduo se propõe a fazer uma tarefa ele instintivamente calcula um risco aceitável, ou seja, um desvio em relação ao ponto ótimo em realizar a sequência de ações necessárias a sua conclusão. Durante o processo de desempenho das suas funções motoras coordenadas por sua cognição, este indivíduo pode fazer reengenharias no processo (Mitigação) para sanar vícios e efetuar correções necessárias para os bons andamentos dos processos motores e cognitivos. Quando uma parte do risco que se concretiza não faz parte do risco aceitável, este indivíduo é levado a tomar decisões paralelas no sentido de fazer com que a tarefa volte ao seu eixo normal. Este processo de readequação do que está sendo feito são na realidade ações adicionais de contingências necessárias para a manutenção do equilíbrio cerebral.

Controlar riscos em termos neurais é uma etapa de gestação das mudanças, para que as respostas planejadas possam ser efetivadas para o bom funcionamento do organismo humano.

Quando observamos os riscos sob a ótica de fatores de vulnerabilidade podemos classificar este risco em: básico, intermediário, severo, ou indivíduo alheio à vulnerabilidade.

A vulnerabilidade se caracteriza pelo risco em que não pode ser sanado por um processo de mitigação ou quiçá, por um processo de contingência. Quanto à vulnerabilidade, como por exemplo, um indivíduo trabalhar em uma fornalha em que pode se queimar a todo instante, presume-se que ele deve permanecer distante da caldeira todas as vezes que uma série de procedimentos for observada no lugar.

A vulnerabilidade básica é quando o fator de risco não é fundamental para prejudicar uma ação cognitiva. Por exemplo, a ausência de uma substância no organismo que ativa neurotransmissores não essenciais a manutenção de uma tarefa.

No nível intermediário o fator de risco é possível de acontecer, porém pode ser contornável facilmente por uma ação de mitigação ou corretiva no caso de uma contingência.

No nível severo a vulnerabilidade é muito provável de ocorrer e quase sempre sua força torna apenas manipulável através de ações de fatores corretivos para fazer com que a cognição tenha o desempenho desejado.

Para o indivíduo, alheio a vulnerabilidade, primeiro eclodem sobre ele as debilidades, que o afetam diretamente e somente depois de ver prejudicado o seu desempenho cognitivo-cerebral é que ele se propõe a buscar ajuda para solucionar aqueles elementos que não o fazem concluir uma ação ou tarefa.

 



11/07/2014 - Max Diniz Cruzeiro
Eu quero participar!
Faça seu comentário

Critério

Crítica
Sugestão
Ideia
Desabafo
Elogio
Sentimento
Outro

Título


Somente palavras e/ou números

Seu comentário

Somente palavras e/ou números em português ou inglês
Limite de 500 caracteres.

Nota

-100 a +100

Cidade

Estado

País


Organização e ordenação de Registros Textuais
OortBook® organizando informações para melhor atendê-lo!



Este sitio respeta su modelo económico. Si usted es capitalista como para darse cuenta de las ganancias en el consumo de nuestros productos y servicios a pagar el valor monetario en relación con una parte de mérito en su nombre. Si el modelo se piensa pago Socialista con algún beneficio social que puede contribuir a la actividad de LenderBook. Si su modelo de pensamiento es la participación comunista y extender su ventaja a nosotros como pago.

Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing

100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (13/Mai/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016













The film contains technology information!






Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.










The star contains more than 2,000 pages of information!






Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP