ministério da cultura

:: Incerteza Cognitiva


Incerteza Cognitiva


A incerteza Cognitiva deriva de múltiplos fatores físicos e biológicos que interferem diretamente num modelo mental de pensamento. A natureza do progresso cerebral de um indivíduo relaciona-se diretamente com mais de 1.000 macro-componentes diretos segmentados na forma de órgãos, extensão destes e células com funções específicas. E uma infinidade de micro-componentes caracterizados por substâncias químicas que combinadas ativam os macro-componentes presentes formadores do organismo humano. Para se ter uma ideia existem no organismo humano cerca de 21 elementos químicos (http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=9&id=470) que estão presentes em proporções variadas nos indivíduos. Imagine o número de possíveis combinações que este material pode reproduzir em termos fisiológicos dentre de uma pessoa?

Esta incerteza que aflora cognitivamente está na incapacidade do ser humano de determinar sem uma variação mínima o instante que se segue, tamanha quantidade de variáveis que um modelo neural está a todo instante processando dentro de si.

Para os seres vivos, esta falta de certeza quando a realização de tarefas neurais possibilita um desenvolvimento de um sentido interior responsável por reter as informações básicas e essenciais em virtude da experimentação que aos poucos vai sendo adicionada uma nas outras e que minimiza o esforço de um indivíduo em traçar sistemas mais complexos para tentar adivinhar ou realizar um próximo passo de acordo com um posicionamento certeiro.

Uma das forças dos seres vivos é planejarem antes de executar uma ação sequências de comandos cognitivos que desencadeiem o resultado almejado. O fato das quantidades que são intervenientes em um modelo neural ser desproporcionalmente grande a real necessidade de um organismo vivo amplia seu esforço cognitivo no sentido de tentar sobressair-se ante os demais de sua espécie e de outras espécies para garantir seu status de sobrevivência num ambiente inóspito que notadamente supera a si nas combinações possíveis de variantes físicas que químicas que são combinadas ou lançadas para níveis de interação.

Por outro lado este clima de incertezas estabelece uma relação de dúvida dentro dos cérebros dos viventes, como também uma liberdade de escolha entre quais caminhos seu acúmulo vivencial direciona para ele caminhos em que sua resposta pode corresponder a uma sequência de estímulos e ao mesmo tempo representar um ganho que lhe proporcionará a continuidade de sua própria existência.

A ideia filosófica do existencialismo propõe que este conceito de livre-arbítrio é suficiente para elevar a autoestima dos seres humanos por representar uma sensação de controle sobre si mesmo, não sendo encarado como uma limitação que atinja diretamente seu equilíbrio e bem-estar.

Mas esta incapacidade de reagir diante das incertezas cognitivas pode ser um elemento chave que determinará o quão longe uma categoria de seres é capaz de evoluir em harmonia na presença de outros seres ou em interação com seu próprio habitat.

O homem moderno tem procurado cada vez mais eliminar as incertezas cognitivas e passado seu acúmulo de inteligência para equipamentos de processamento mecânicos como os nossos modernos computadores. Espera-se com estas tendências que as respostas que o cérebro humano não é capaz de formular imediatamente que tais equipamentos possam em curto espaço de tempo serem capazes de realizar uma infinidade de complexos processamentos e devolver aos poucos as certezas de que o homem necessita para prover seu intelecto apenas da capacidade de tomar uma decisão baseada em um aspecto seguro capaz de limitar o seu risco e assim fazer com que a espécie caminhe muito mais que o seu tempo pré-definido para sua extinção face aos aspectos cósmicos que tem momentos decisivos para todas as espécies.

A incerteza cognitiva pode levar o homem a escolher caminhos que não são absolutamente os mais viáveis e o mais inteligente dentre uma lógica de pensamento, porém a própria inteligência humana é capaz de se reorganizar quando a direção tomada parece não ser mais conveniente ou a mais acertada.

Seria o homem capaz de viver em um ambiente altamente previsível? Para onde caminharia sua inteligência, se o fator de aprendizagem não fosse mais necessário ao seu desenvolvimento cognitivo? A previsão para tudo num futuro certo e fatídico de ocorrer traria progresso dentro de uma linha de desenvolvimento tecnológico altamente desenvolvido?

Estas questões somente daqui a uns 5.000 anos poderão ter suas respostas sanadas, isto se as incertezas que movem o medo humano não provocarem processos contínuos de desarranjos sociais, através de eclosão das massas em guerras cíclicas e infindáveis ondas climáticas de ajuste do planeta.

Seriam os nossos temores responsáveis pelas atrocidades que cometamos em face das incertezas que inundam nosso universo cognitivo? Será que tornar o mundo e o ser humano elementos associativos indissolúveis dotados de certeza trariam um efeito de progresso esperado para o alcance de uma unidade e paz universal?

Ou não?  Tratando-se apenas de uma utopia que nossas escolhas ainda não têm a maturidade suficiente de visualizar o futuro pelo qual estamos conduzindo nossa própria humanidade e o destino a ela reservado.



11/07/2014 - Max Diniz Cruzeiro
Eu quero participar!
Faça seu comentário

Critério

Crítica
Sugestão
Ideia
Desabafo
Elogio
Sentimento
Outro

Título


Somente palavras e/ou números

Seu comentário

Somente palavras e/ou números em português ou inglês
Limite de 500 caracteres.

Nota

-100 a +100

Cidade

Estado

País


Organização e ordenação de Registros Textuais
OortBook® organizando informações para melhor atendê-lo!




Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing

100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (24/MAR/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016













The film contains technology information!






Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.










The star contains more than 2,000 pages of information!






Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP