ministério da cultura

:: Conhecimento Indígena [Série - CCXLV]


Conhecimento Indígena [Série - CCXLV]

O Conhecimento Indígena é um conjunto de informações sobre o aprendizado da vida em sociedade em harmonia com a natureza, em que se concentram algumas populações geralmente dispostas em regiões de florestas, estepes ou montanhosas.

A cultura indígena é muito integrada com a natureza. Os indígenas possuem um vasto conhecimento na manipulação de plantas, para efeitos principalmente medicinais e a utilização de materiais e princípios físicos para diversas aplicações como culinária, caça, pesca e armamentos.

Geralmente as culturas indígenas possuem um guia espiritual responsáveis por determinar os fatores de moral do agrupamento.

Por saber que sua própria existência está condicionada à preservação do ambiente são capazes de viver em plena harmonia com o habitat.

O modo de vida indígena é visto como uma sociedade primitiva porque seu aspecto rudimentar ao se integrar com a natureza não é capaz de desenvolver uma gama suficiente de recursos tecnológicos a fim de diminuir o labor e a dependência de recursos naturais por parte do ambiente.

O sistema familiar difere de acordo com o tipo de agrupamento indígena, mas no geral se observa uma constituição familiar pode ser monogâmica e poligâmica.

Todas as culturas possuem rituais específicos de acordo com seu agrupamento. Que pode variar de manifestações tribais de culto ao sol, à pesca, aos alimentos, à lua, às entidades espirituais, às estrelas, aos animais, aos pássaros, as estações do ano, à chuva, ao vento, ao trovão,...

Poucas culturas indígenas adquiriram o hábito do canibalismo em que rituais de sacrifícios eram utilizados para agradar os deuses em tempos de guerra com outras tribos ou no oferecimento de indivíduos considerados puros em sinal de gratidão, por exemplo, a uma fartura de alimentos em uma estação.

Muitos dos medicamentos existentes hoje na sociedade moderna (2015) são graças aos achados catalogados em tais culturas que o conhecimento indígena serviu de inspiração para cientistas que reproduziram os efeitos das ervas medicinais em laboratório, extraindo delas o material químico síntese para a produção de um medicamento.

Muitos alimentos consumidos hoje no mundo também é devido ao conhecimento indígena que ensinou ao homem dito civilizado como deveria proceder quanto ao processo de cozimento e as formas e aplicações do alimento dentro da cadeia alimentar.

O grande problema das culturas indígenas foi o contínuo isolamento de outras civilizações o que ocasionou um rompimento do sistema imunológico fazendo com que doenças simples e tratadas em algumas civilizações, sobretudo ocidentais representassem um grande perigo para as culturas indígenas uma vez que estas não estavam preparadas geneticamente para suportar epidemias por não terem fatores biológicos de defesa em seus organismos.

O conhecimento sobre substâncias que provocavam envenenamento formam fundamentais para a descoberta de um conjunto significativo de antibióticos e outros medicamentos que combatiam patógenos.

O conhecimento do território foi fundamental para o estágio inicial de buscas de espécies de árvores nativas em muitos assentamentos humanos que tiveram contato com as civilizações mais avançadas.

Outra fonte de grande interesse é que o sistema econômico não possui quase que na totalidade absoluta das tribos nenhum sistema de troca de moeda, sendo os recursos e tarefas compartilhados entre todos os indivíduos do agrupamento.

A vida nômade era a tendência de muitas civilizações indígenas todas as vezes que as intempéries do clima obrigavam ao deslocamento das aldeias para zonas mais propensas a concentração de alimentos. Muitos princípios de domesticação de animais foram tirados também a partir dos ensinamentos indígenas.

O tipo de comunicação era formado tanto por sistema de signos na maioria das culturas indígenas como uma representação forte cultural verbalizada onde o conhecimento era transmitido de uma geração para outra de forma mais efetiva.

O contato com as civilizações ditas civilizadas provocou uma apropriação desmedida de todos os recursos provenientes da maioria das civilizações indígenas do planeta com o intuito de monetização das descobertas catalogadas.

Sem que os efeitos positivos desta abordagem fossem repartidos aos agrupamentos de origem das descobertas, em que o sistema de patentes privilegiou como proprietário da descoberta quem dela foi capaz de sistematizar o ensinamento e não a cultura de origem.

Os indígenas sempre buscaram utilizar estruturas simples de vestimentas condicionados a climatização do local. Nas zonas mais quentes era comum que os indígenas não utilizassem vestimentas, enquanto nas zonas mais frias era comum o uso de peles de animais para aquecer a pele.

LenderBook Company



01/05/2015 - Max Diniz Cruzeiro
Eu quero participar!
Faça seu comentário

Critério

Crítica
Sugestão
Ideia
Desabafo
Elogio
Sentimento
Outro

Título


Somente palavras e/ou números

Seu comentário

Somente palavras e/ou números em português ou inglês
Limite de 500 caracteres.

Nota

-100 a +100

Cidade

Estado

País


Organização e ordenação de Registros Textuais
OortBook® organizando informações para melhor atendê-lo!



Este sitio respeta su modelo económico. Si usted es capitalista como para darse cuenta de las ganancias en el consumo de nuestros productos y servicios a pagar el valor monetario en relación con una parte de mérito en su nombre. Si el modelo se piensa pago Socialista con algún beneficio social que puede contribuir a la actividad de LenderBook. Si su modelo de pensamiento es la participación comunista y extender su ventaja a nosotros como pago.

Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing

100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (16/ABR/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016













The film contains technology information!






Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.










The star contains more than 2,000 pages of information!






Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP