ministério da cultura

:: Renda da mulher e independência como objeto de enfrentamento à violência domestica


Durante muito tempo a mulher esteve à frente dos lares assumindo apenas tarefas domésticas. Como um trabalho subjugado e de pouco valor do ponto de vista econômico, os homens até então assumiam sua soberania econômica ignorando que sem este trabalho doméstico e sem a colaboração da mulher em casa cuidando de tudo, ele não teria o seu tão conquistado poder econômico. As coisas não mudaram muito neste aspecto, mas mudaram no que diz respeito ao novo papel da mulher nas ruas, nas empresas e principalmente nas universidades. Hoje o número de mulheres com alto nível acadêmico é representativo e esta mesma mulher ainda continua habilidosa em seus afazeres domésticos, no entanto com renda para delegar , caso necessário , à empresas que podem contratar homens ou mulheres nas tarefas domésticas para que lhe sobre tempo para pensar, se cuidar, e muitas vezes em pé de igualdade conduzir negócios e atividades antes atribuídas apenas aos homens.

Agora onde este discurso interfere nas relações homem e mulher? Em que momento a violência começou a ficar tão exposta? Foi quando esta mulher agora educada, informada e dona de seus desejos de crescimento pessoal e profissional começou a recusar ser humilhada, usada ou agredida. Neste momento, ao se impor, a mulher potencializou as formas de violência contra ela, que passaram de agressões verbais e golpes à extremos como  assassinato por motivo fútil, pois o homem agressor passa a se sentir afrontado diante de um não e que para ele  a única forma  de deter a autonomia e independência desta mulher é matando-a. Agora, da mesma forma, ela também potencializou suas defesas ao se informar. Uma mulher bem informada pode se antecipar aos ataques de um homem cheio de ódio e descontrolado emocionalmente. Nos ataques à mulher, o homem normalmente é movido por sentimentos extremos de raiva, que o impedem de tomar atitudes sensatas ou lógicas, mas a mulher ainda assim pode ter equilíbrio emocional e  conseguir o mais difícil em casos de violência, os tais elementos ou provas que ironicamente são rastros que quase sempre não temos para proteção da mulher. A idéia é usar o conhecimento e a maturidade de raciocínio para prever e impedir atos de violência antes que ocorram, mas o maior desafio é argumentar de forma que a justiça aceite usar mecanismos legais para agir contra o agressor antes que cometa o crime. Desta forma, os piores casos e os mais recorrentes são os de ameaça que em sua grande maioria um dia se tornam agressões efetivas que não puderam ser evitadas por falta de elementos ou de provas.

A pergunta é como uma mulher sem nenhuma experiência ou conhecimento legal pode enfrentar situações de agressão ou ameaça, quando a resposta das autoridades às suas denúncias e registros de ocorrências é de que não existem elementos? Ela simplesmente volta conformada ao ambiente de agressão e termina sendo morta ou gravemente ferida. Já uma mulher informada, luta, argumenta, se  rebela contra o sistema falho, pois vê além daquela resposta um ato de negligência.

Desta forma, é extremamente importante que cada vez mais a mulher se informe, estude, trabalhe e lute por direitos de igualdade e principalmente por credibilidade. A maior barreira enfrentada por mulheres quando denunciam crimes de ameaça ou violência doméstica é a falta de credibilidade. Só acreditam nas denúncias da mulher depois de consumadas as agressões físicas ou o assassinato da mesma. Assim, a evolução da mulher em seu nível de informação tem sido consideravelmente valiosa neste enfrentamento.

A mulher ainda contribui hoje de forma importante com a renda familiar e ainda temos uma parcela enorme da sociedade onde as mulheres são responsáveis por manter quase que integralmente as despesas da casa. Infelizmente, junto com estes dados ainda temos um grupo de mulheres que mesmo exercendo atividades que a transformem em provedora do lar, igualmente se deixam agredir ou suportam agressões consideradas leves. Com isto, acreditamos que o fator mais importante não é o econômico, mas o de informação e conhecimento, ou seja, não é ganhar bem, mas ter formação que a faça se impor diante do homem por convicção.

Bacharel em Química, Mestrado em Ciências Farmacêuticas e atualmente estagiária de Direito. Escrevo projetos de Arte e Cultura voltados para o combate à violência Doméstica, minha técnica principal é desenho com carvão.



15/04/2013 - Maria da Paz Ferreira do Nascimento
Eu quero participar!
Faça seu comentário

Critério

Crítica
Sugestão
Ideia
Desabafo
Elogio
Sentimento
Outro

Título


Somente palavras e/ou números

Seu comentário

Somente palavras e/ou números em português ou inglês
Limite de 500 caracteres.

Nota

-100 a +100

Cidade

Estado

País


Organização e ordenação de Registros Textuais
OortBook® organizando informações para melhor atendê-lo!



Este sitio respeta su modelo económico. Si usted es capitalista como para darse cuenta de las ganancias en el consumo de nuestros productos y servicios a pagar el valor monetario en relación con una parte de mérito en su nombre. Si el modelo se piensa pago Socialista con algún beneficio social que puede contribuir a la actividad de LenderBook. Si su modelo de pensamiento es la participación comunista y extender su ventaja a nosotros como pago.

Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing

100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (25/Jun/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016













The film contains technology information!






Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.










The star contains more than 2,000 pages of information!






Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP