ministério da cultura

:: Marketing: Aprendendo com a Fiat


AVM Faculdade Integrada

Neurociência Clínica

Max Diniz Cruzeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

MARKETING: APRENDENDO COM A FIAT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BRASÍLIA - DF

2014

 

AVM Faculdade Integrada

MBA em Marketing Executivo em Redes Sociais

Max Diniz Cruzeiro

 

 

 

 

 

 

MARKETING: APRENDENDO COM A FIAT

 

 

 

Projeto de estudo apresentado à

AVM Faculdade Integrada como parte integrante

de conclusão da disciplina de Web Marketing.

Junia Celia Nicola

 

 

 

 

 

 

 

Brasília - DF

2014

 

SUMÁRIO

 

 

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
  3. Apreciação Crítica
  4. Conclusões

 

 

 Texto Escolhido: FIAT VALORIZA MARKETING E RELACIONAMENTO NA WEB – PRODUZIDO EM 16 de fevereiro de 2009

 

1. Introdução

João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing da Fiat explica para uma jornalista a visão empresarial da empresa que optou em efetuar maiores investimentos no setor digital em que se fundamenta sob o argumento de ser um caminho sem volta.

Não basta apenas comercializar produtos, pois clientes devem ser ouvidos, compreendidos e atendidos dentro de uma lógica que proporcione o crescimento contínuo das partes envolvidas.

 

2. Desenvolvimento

Para a empresa não é deixar de lado os setores tradicionais do ramo publicitário, mas permanecer com os mesmos players e procurar se integrar com os consumidores potenciais expandindo o mix de marketing para o setor digital.

Investir em inovação na comunicação é uma máxima para a empresa. Talvez pelo fato que o “novo” atrai melhor a atenção por despertar o interesse de pessoas críticas e antenadas com as tendências do futuro.

A comunicação é uma arte. E lançamento de produtos nobres como os carros da Fiat merecem destaques em veículos e canais de comunicação onde o público alvo se encontre. Seja através de sistemas altamente dinâmicos como o Mobile, redes sociais ou outros recursos de alta performance e volatilidade.

Mas a questão é encontrar o consumidor conforme a manifestação de seus impulsos e desejos. Para isto, frisa o diretor que é necessário avaliar e pesar as ferramentas utilizadas para medir o comportamento das campanhas de marketing (web analytics).

O ponto chave de sucesso é o monitoramento e o acompanhamento das ações dos clientes que buscam informações no site da montadora. A questão deixou de meramente oferecer conteúdo para apresentação dos produtos para se tornar uma ferramenta altamente interativa internamente que é capaz de medir a intenção dos clientes em cada acionamento de link ou visualização de produto.

À medida que o cliente avança em opções otimizadas para configuração de seu veículo no site da Fiat ele conta com uma sofisticada ferramenta de medição sensorial, cujo impulso pela junção das peças estimula o núcleo central de processamento do site ajustar as necessidades dos clientes para que o atendimento seja convertido em um case de sucesso.

Então no campo do site da Fiat “Monte o seu Carro” é mais que o oferecimento de realização de um sonho do carro próprio. É a certeza que a empresa ao mitigar a propensão do cliente ao consumo que ela está preparada internamente a efetuar cálculos que corroboraram para a concretização do sonho do consumidor, ao atribuir a estes descontos especiais conforme escolhe os itens de sua preferência. Ligando desejos e a satisfação de aproveitar um bom negócio que se mostra atrativo advindo de uma casualidade que quase sempre parte de uma expectativa a ser atendida para a facilitação de um sonho de consumo.

Mas frisa o diretor que o poder de decisão sempre está centrado sobre o domínio do cliente. E a diferença do meio digital é que a geração de satisfação repercute muito mais no mundo dos negócios, porque pessoas satisfeitas gostam de anunciar grandes conquistas. Ao mesmo tempo, pessoas insatisfeitas utilizam-se do mesmo procedimento para manifestar seu repúdio a uma falsa ideia que pode ter convertido em um arrependimento no relacionamento com uma empresa.

Os tempos estão mudando. O consumidor cada vez mais atinge um grau de maturidade que é fundamental para o bem e melhor gerir o fruto de seu trabalho quando opta por emprega-lo em um bem que seja adequado dentro de sua lógica, local e fase de vida.

Para a empresa Fiat é necessário compreender a lógica do consumidor. Não para tirar proveito de sua ingenuidade, pois as empresas que assim o fazem não conseguem se fixar dentro do marketing de relacionamento. Com o passar do tempo são estéreis. Práticas de prospecção de informações dos potenciais clientes antes eram obtidas através de focus group, mas hoje com as modernas práticas do mundo digital as empresas têm a chance de falarem de forma on-line com seus clientes. E parece ser esta a forma encontrada em que a Fiat no seu intuito de produzir bens de consumo duráveis de alto valor agregado de aproximar de seus clientes e potencializar seus negócios em termos de satisfação, acréscimo no volume de vendas e fixação de clientes através do marketing de relacionamentos.

Neste negócio não existe níveis. O consumidor deve ser tratado em patamar de igualdade com o mundo de negócios. Este descer o salto da empresa faz aproximar a sintonia certa para que o consumidor perceba acessibilidade e proximidade de seus desejos e anseios com um molde de pensamento que se traduz em satisfação, sinergia, afetividade pela marca, empatia para com a empresa e certeza de um relacionamento vindouro e duradouro.

Campanhas de marketing não são peças imutáveis. Há que se reinventar a roda toda vez que perceber que não está devidamente calibrada para sustentar o veículo. E sempre que sua finalidade não for atingida, é necessário ser humilde o bastante para modificar os caminhos percorridos para que a percepção empresarial se alinhe com a tendência do mercado.

A empresa ao provocar o futuro fixa em objetivos de satisfação comuns aos seus clientes. Como a preocupação pela sustentabilidade ambiental. Porque se espera que seus clientes desejem perpetuar suas experiências através de sua cadeia familiar e assim sendo a montadora sinaliza para eles que também compartilha do mesmo referencial em perpetuar por gerações à fio na mesma identidade que unem as partes.

Para a empresa o marketing é mais que uma ferramenta de manuseio de profissionais. Pessoas têm habilidades quando sensíveis à necessidade de seus semelhantes, mesmo quando detêm informações oriundas de processos metacognitivos como a intuição capaz de ser sensível o suficiente para atender bem o consumidor e fazer com que o carrinho de cachorros quentes da esquina possa desenvolver um excelente negócio. E com a conquista deste e outros inúmeros clientes contar com o apoio da Fiat para a realização do seu sonho de mobilidade.

3. Apreciação Crítica

O artigo FIAT VALORIZA MARKETING E RELACIONAMENTO NA WEB é um exemplo de boas práticas de marketing que evita invadir a intimidade do cliente e utiliza as modernas ferramentas de monitoramento para antever a auxiliar na escolha de produtos que se ajustam às necessidades dos clientes.

O Diretor ao frisar que a palavra final é sempre do cliente encerra definitivamente a questão da indução à compra, que na visão do autor é na realidade o auxílio mecânico para fazer com que o cliente potencial chegue mais rapidamente a uma conclusão que a conversão em aquisição do produto é meramente o despertar de atributos internos que ao serem compreendidos pelo sistema digital equaliza em funções matemáticas que potencializam a decisão ao apresentar um incentivo à compra, quase sempre vinda na forma da progressão de um ganho, seja ele monetário, através de desconto, ou de um up grade que define diretamente na mente do consumidor uma vantagem relativa para a compra.

É salutar a visão empresarial da Fiat em que tenta aproximar o senso comum do consumidor na razão de relacionamento com a empresa.

 

4. Conclusão

A mensagem que a Fiat passa para os profissionais de marketing é que sempre há necessidade de adaptação, ajuste e revisão de valores, para sempre encontrar a tendência em que o consumidor caminha.

Não adianta uma empresa ser vista mais como um império e esperar que consumidores-súditos façam parte do rol de necessidades que as empresas se propõem a suprir na vida dos consumidores.

É preciso ter atitude. E ela requer igualdade. Saber ouvir... saber apreciar... Aprender com o cliente para dele continuar a sua existência em sintonia de propósitos.

A empresa sabe que sempre a palavra final é dos consumidores. Então ela é ciente que não deve impor suas vontades, reproduzir artificialmente os hábitos de consumo, que não pode prejudicar a saúde financeira de seus clientes, porque clientes endividados associam a obtenção de suas necessidades ao seu ciclo de infortúnio. Assim as marcas se prejudicam, os clientes desaparecem com medo de novas e inconsequentes induções ao consumo.

 

Se hoje os clientes são encontrados no meio digital, então a empresa é capaz de se adaptar para mostrar para eles o potencial que tem preparado para atender os seus anseios, expectativas, opiniões e vórtices de pensamento.



23/10/2014 - Max Diniz Cruzeiro
Eu quero participar!
Faça seu comentário

Critério

Crítica
Sugestão
Ideia
Desabafo
Elogio
Sentimento
Outro

Título


Somente palavras e/ou números

Seu comentário

Somente palavras e/ou números em português ou inglês
Limite de 500 caracteres.

Nota

-100 a +100

Cidade

Estado

País


Organização e ordenação de Registros Textuais
OortBook® organizando informações para melhor atendê-lo!



Este sitio respeta su modelo económico. Si usted es capitalista como para darse cuenta de las ganancias en el consumo de nuestros productos y servicios a pagar el valor monetario en relación con una parte de mérito en su nombre. Si el modelo se piensa pago Socialista con algún beneficio social que puede contribuir a la actividad de LenderBook. Si su modelo de pensamiento es la participación comunista y extender su ventaja a nosotros como pago.

Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing

100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (13/Mai/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016













The film contains technology information!






Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.










The star contains more than 2,000 pages of information!






Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP