ministério da cultura

:: Conhecimento Radiofônico [Série CV]


Conhecimento Radiofônico [Série CV]

O Conhecimento Radiofônico é aquele que canaliza as informações provenientes da transmissão sonora através de sistemas de reprodução da fala humana por equipamentos de rádio.

O rádio promoveu um grande avanço para as culturas do planeta. Graças a ele foi possível unificar a informação através de um canal disponível para que todos pudessem acessar de forma globalizada.

Assim como a televisão, a utilização da transmissão de rádio teve seus momentos críticos em que os ouvintes tiveram que aprender a separar a ficção da realidade.

As principais informações utilizadas pelo sistema radiofônico são para: entretenimento e informação. Como entretenimento destacaram-se nos séculos passados, quando do início das transmissões, as radionovelas, os programas de calouros e os programas musicais. Como carácter informativo os jornais, as captações governamentais e os programas religiosos.

O conhecimento radiofônico pode ser dividido em conhecimento técnico, artístico e gerencial.

No conhecimento técnico se destacam os profissionais em eletrônica e de radiocomunicação responsáveis pela transmissão do sinal conforme a faixa de frequência em que a emissora de ondas recebe autorização para sua operação.

O conhecimento artístico envolve os profissionais responsáveis pela transmissão do áudio de forma a transmitir uma mensagem específica a que se destina ao programa informar.

O conhecimento gerencial é responsável pela catalisação dos materiais acessórios e publicitários que garantem uma programação do canal na distribuição da frequência.

O rádio surgiu e massificou em uma época anterior à tv.  Foi responsável pela divulgação de mídia sonora numa época em que o disco de vinil era a forma de codificação musical mais usual entre os populares. Razão esta que graças à disseminação do rádio possibilitou que milhares de músicas fossem adquiridas pelos ouvintes que aprendiam as melodias pela repetição exaustivas das faixas musicais segundo solicitação dos usuários dos serviços via ligação telefônica.

As promoções levavam as pessoas a fazerem rápidos deslocamentos até os centros de consumo. Atraídas pela promessa de produtos mais baratos e oportunidades de compra.

As próprias rádios faziam enquetes aos ouvintes na tentativa de colher e massificar a opinião do popular.

Para aumentar a audiência, as rádios geravam hits de audiência onde pessoas eram selecionadas em listas de telefone para indicarem sequências de músicas que em momentos anteriores havia passado no canal. Ou criavam slogans que as pessoas ao receberem uma chamada deveriam pronunciar antes que dissessem “Alô” tornando-as aptas a ganhar cobiçados prêmios da época.

Os programas de furo jornalístico dominaram vários cenários republicanos pelo mundo. No Brasil, como em outras partes do mundo, quando um locutor de rádio contrariava um poder constituído sua vida passava a correr risco o que levou vários profissionais a perderem suas vidas em emboscadas e atentados terroristas.

Com a possibilidade das pessoas replicarem suas músicas através de equipamentos de gravação de fitas cassetes, CD, DVD e Pen drives, o interesse pela rádio foi decaindo incessantemente, embora ainda as emissoras de radiodifusão sonora ainda atuem no mercado elas têm um público seleto e reduzido. Geralmente mais concentrado em regiões mais dispersas do interior de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.

Uma aplicação para a engenharia de radiodifusão foi a criação de centros de difusão da informação por meio de radioamadores e rádio comunitárias. Em que possuem um alcance menor e operam em faixas de transmissão específica que seguem regras e padrões diferenciados das organizações de transmissão de rádio.

Outra aplicação para a radiodifusão foi a integração de faixas de transmissão em canais específicos para controle de bordo de aeronaves, navegação e uso espacial.

O interesse pela rádio decaiu ainda mais quando a internet começou disseminar de forma cada vez mais globalizada, uma vez que os internautas passaram a acessar as músicas em suas conexões perdendo definitivamente o gosto pela rádio já que a integração da informação na internet permitia além de acessar o áudio ter acesso também ao vídeo clipe da música preferida.

A rádio passou também a ser utilizada como um canal de transferência de informações via dados, abastecendo áreas isoladas com meios de conexão de internet. Gradativamente o avanço da internet levou várias operadoras a migrarem sua plataforma de interação com o seu público na criação de blogs e sites de transmissão radiofônica.

 

LenderBook Company



21/09/2014 - Max Diniz Cruzeiro
Eu quero participar!
Faça seu comentário

Critério

Crítica
Sugestão
Ideia
Desabafo
Elogio
Sentimento
Outro

Título


Somente palavras e/ou números

Seu comentário

Somente palavras e/ou números em português ou inglês
Limite de 500 caracteres.

Nota

-100 a +100

Cidade

Estado

País


Organização e ordenação de Registros Textuais
OortBook® organizando informações para melhor atendê-lo!



Este sitio respeta su modelo económico. Si usted es capitalista como para darse cuenta de las ganancias en el consumo de nuestros productos y servicios a pagar el valor monetario en relación con una parte de mérito en su nombre. Si el modelo se piensa pago Socialista con algún beneficio social que puede contribuir a la actividad de LenderBook. Si su modelo de pensamiento es la participación comunista y extender su ventaja a nosotros como pago.

Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing

100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (16/ABR/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016













The film contains technology information!






Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.










The star contains more than 2,000 pages of information!






Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP