ministério da cultura

:: Fruto do Meio


O homem é mesmo fruto do meio?

Inspirado no Psicólogo Henrique Santana – Integrah

“Havia uma mulher que um dia sonhou em se casar. E quando estava ainda nos seus 17 anos encontrou Alfredo, um jovem escriturário. Ela observou seus traços e ele a perseguiu com os olhos. Ficaram enamorados por um tempo. Alfredo um dia pediu a mão de Luana em casamento e juntos vieram a constituir uma família.

Não havia muito que comemorar. A vida era dura num subúrbio da grande cidade Carioca. O morro naquela época, na década de 1980, era suficientemente ingrato para quem vivia uma vida modesta. A diversão era escassa. E restou a Alfredo prostituir sua boca na bebida.

O salário era baixo. Mal dava para as despesas de casa. Luana não tinha expectativa de crescimento a não ser esperar que o filho nascesse para dele fazer complemento de sua vida.

Alfredo movido pela bebida passava por frequentes cenas de ciúmes. E ao chegar a casa embriagado descia a mão em Luana que quase sempre tinha medo de se defender.

Com o tempo o comodismo e o costume da lida de apanhar de Alfredo escassearam os brilhos dos olhos de Luana, que não via mais glamour no casamento fracassado, mas que se encontrava refém do marido que a agredia como uma tentativa para afirmar sua virilidade de macho alfa que estava por cima dos valores civilizatórios cuja repressão era a maior arma para manter o casamento coeso.

O Filho chegou. Luana então teve então uma razão para projetar sua vida.  Então de bar em bar, noite após noite, Junior viu em sua fase de crescimento a sua mãe apanhar de seu pai.

Quando Junior já possuía 12 anos a agressão migrou de Luana (agredida), para o seu filho. Então desesperada Luana pegou o revolver encontrou-se com o moribundo que roncava sob o efeito da bebida e disparou quatro tiros.

Luana foi a julgamento por crime bárbaro. Sem advogado, dependendo da promotoria para defendê-la por crime tão bárbaro. Luana fora condenada. E Junior passou a viver em um abrigo para abandonados.”

A grande questão que se procura saber é se você condenaria Luana que matou a sangue frio o marido?

Será que o argumento sensato que pelo menos absorveria a consciência de Luana em praticar o crime é que pessoas fazem exatamente o que estão programadas de acordo com sua história egocêntrica de vida? Será que nada é por acaso? Teria Luana já premeditada sua frustação na primeira agressão que sofrerá? Os anos de humilhação justificam a brevidade do pensamento pela reconquista de sua identidade pelo aniquilamento de Alfredo? Luana de fato agiu em coerência operacional em relação ao seu contexto e seu cérebro e isto atenuaria seu delito? A morte de Alfredo é justificada? Você absorveria Luana?

A convivência de Luana com Alfredo não era uma métrica perfeita. Luana havia morrido como pessoa ao ser seguidamente agredida. Mas como seres humanos não podemos cair no “nazismo” de atribuir uma percepção imutável do submundo em que vivia Luana privada pela escassez material e os problemas de agressão que sofria.

Luana teve seus motivos, que para o juiz que se estabelece dentro de um código de conduta cujo respaldo é inibir a barbárie não tinha outra solução a não ser condenar a mulher. Porque pela visão doutrinária do direito os fins não devem justificar o meio. E ao assumir a postura de matar, embora nosso coração justificasse a barbárie, Luana usou dos mesmos mecanismos de tortura que havia anos atrás acabado com sua vida.

O homem é fortemente influenciado pelo meio, porém não é determinante que o comportamento do indivíduo entre em sintonia com as forças que condicionam o meio. Existe um fator subjetivo superior e ancestral capaz de persuadir o indivíduo ao raciocínio paralelo e antagônico em que vive, para compor uma outra história de vida que não acabe como o caso de Luana que perdera ao ser condenada a sua vida pela segunda vez, pois trocou o cárcere domestico para ser presidiária. Métricas de julgamento e valoração afetam de forma incisiva a convivência. Faltou para Luana a possibilidade de ser ela mesma, cuja ausência de abertura de Alfredo a condicionou a ser sua vítima de coerção.

Então para Luana qual deveria ter sido o melhor tipo de intervenção que não chegasse ao absurdo do assassinato? Em momentos da vida de todo ser humano existem e coexistem instantes em que afloram estados de bem-estar, harmonia, equilíbrio, constância, identidade e autonomia. Por mínima que fosse ao caso de Luana, se tivesse despertado para aproveitar os instantes em que Alfredo estivesse vibrando dentro desta sintonia para expor seus estados alterados de consciência, de forma consciente, poderia ser que Luana e Alfredo encaminhassem um novo rumo para suas vidas.

“Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo grau de consciência que o gerou” e “Loucura é continuar fazendo o mesmo e esperar resultados diferentes” Albert Einstein

Einstein já sabia a resposta que Luana deveria ter trilhado em sua vida. Não é o caso de julgar sua atitude. Não é o caso de condenar Alfredo. É o efeito de mostra que as situações podem elevar a dimensões inovadoras pelas quais o ciclo pode gerar uma resposta não funcional-orgânica em que os “nazistas” que pregam que o homem é fruto do meio buscam uma hegemonia em explicar os motivos para a demência, o sofrimento contínuo, o ódio perpétuo entre irmãos e nações, a agonia e o apego à matéria.

04/12/2014 - Max Diniz Cruzeiro
Eu quero participar!
Faça seu comentário

Critério

Crítica
Sugestão
Ideia
Desabafo
Elogio
Sentimento
Outro

Título


Somente palavras e/ou números

Seu comentário

Somente palavras e/ou números em português ou inglês
Limite de 500 caracteres.

Nota

-100 a +100

Cidade

Estado

País


Organização e ordenação de Registros Textuais
OortBook® organizando informações para melhor atendê-lo!



Este sitio respeta su modelo económico. Si usted es capitalista como para darse cuenta de las ganancias en el consumo de nuestros productos y servicios a pagar el valor monetario en relación con una parte de mérito en su nombre. Si el modelo se piensa pago Socialista con algún beneficio social que puede contribuir a la actividad de LenderBook. Si su modelo de pensamiento es la participación comunista y extender su ventaja a nosotros como pago.

Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing

100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (13/Mai/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016













The film contains technology information!






Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.










The star contains more than 2,000 pages of information!






Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP