ministério da cultura

:: Cognição: o software do cérebro


Cognição: o software do cérebro

 

            Cognição é o conjunto de elementos necessários para a formação e apropriação de um conhecimento. Estes elementos podem ser descritos como: estímulos, atenção, percepção, memória, tomada de decisão, resposta motora, raciocínio, valoração, juízo, intuição, imaginação, racionalização, pensamento, mentalização, emoção e linguagem.

            Os estímulos são as fontes primárias de ativação cerebral. São compostos pela captação de componentes físicos e químicos presentes no ambiente. Um ser vivo está a todo instante absorvendo informações pela canalização de estímulos, que são catalogados, distribuídos pela massa cefálica e acondicionados a uma estrutura reativa que funciona condicionada aos fatores de conformidade e inconformidade, tolerância e intolerância, e, aspectos ligados à volição dos indivíduos.

            A atenção é um estágio em que um indivíduo estabelece um foco sobre um ou mais estímulos ativados. Ela é responsável pela canalização e ramificação mais profunda, por parte dos neurônios, que permitirá futuramente criar elos e fatores de recorrência da ativação da memória. Por canalizar muita energia orgânica existe uma clara tendência do fator de concentração está restrito pelo tempo de sua utilização. Não é à toa que a maioria dos comerciais de TV não dura mais do que 30 segundos. Tempo necessário para ativar e desativar a atenção do telespectador, e introduzir nova mensagem que será acondicionada em outra parte do seu cérebro, aliviando a parte anteriormente preenchida.

            A percepção é um olhar atento à informação que foi adicionada à mente. Ela ocorre quando o organismo grava uma informação primária, e passa recorrentemente a acessá-la, ampliando seu significado, adicionando novas estruturas e comparando-as com outros elementos similares. O ato de perceber funde-se como elemento primário para geração de conhecimento. O núcleo é o objeto do meio ambiente inserido na psique em que o sujeito é capaz de referenciá-lo, interpretando de forma lúdica suas características essenciais.

            A memória é o hardware ou meio físico em que os elementos sutis da mente são acondicionados. Existem três tipos de classificação de memórias: memória de curto prazo, memória de médio prazo e memória de longo prazo (UCB, 2013). Na memória de curto prazo a fixação das informações estão restritas a poucos segundos. São suficientes para ativar as funções mais importantes dos indivíduos; Na memória de médio prazo o indivíduo é capaz de manter informações ativas por até algumas horas, são necessárias para o planejamento, coordenação e a vida laboral; e, por fim a memória de longo prazo guarda as informações mais representativas de um indivíduo, que são aquelas que o núcleo sináptico ao ser fabricado e desenvolvido acessou mais profundamente a rede neural.

            A tomada de decisão é uma reflexão que envolve ativação da memória. Os indivíduos tenderão a reações cujas informações armazenadas na memória dão uma maior sustentabilidade. A complexidade para definir um provável resultado de uma ação para uma tomada de decisão se deve ao fato que as conexões cerebrais são paralelas, o que permite que a junção de um novo estímulo possa escalonarmente alterar o resultado esperado para uma ação.

            Resposta motora é a capacidade do cérebro para reagir frente a um estímulo e encaminhar um contraestímulo que ative o corpo biológico. Geralmente a resposta motora ativa a memória de curto alcance por ser mais rápida e apresentar soluções dinâmicas on time. Quando o foco de atenção de um indivíduo volta-se para seu sistema motor existe uma forte tendência ao desenvolvimento de habilidades, pois a percepção irá evoluir e novas informações são agregadas de forma a permitir uma maior complexidade e possibilidades de interação com o meio ambiente onde este indivíduo está inserido.

            Raciocínio é a funcionalidade que permite ao indivíduo ativar mais de uma percepção em sua memória, na área que é comumente conhecida como mente, e chegar a novas conclusões a partir das informações disponíveis. O raciocínio poderá ser declarado por vários métodos, entre eles: o indutivo; o dedutivo; o inferencial; o lógico; o espiritual;... o indutivo irá partir de uma informação individualizada para uma generalização; o dedutivo fará o procedimento inverso, da generalização para uma individualização; o lógico encontrará conexões válidas a partir de regras de coesão definidoras de saídas de informações válidas de um universo (conjunto de premissas) determinado; o espiritual irá ativar conteúdos de manifestação da fé;...

            A valoração é a atribuição lógica quantificadora do estímulo na forma de percepção que o ajudará em uma tomada de decisão. Ela compõe um fator de proporcionalidade matemática entre as árvores neurais ativadas onde as mais expressivas e recorrentes ganham uma atenção maior que outras áreas menos abastecidas. É um componente lógico de suma importância, pois minimiza recursos cerebrais uma vez que não é necessário gerar novamente o estímulo para chegar a uma conclusão sobre a mesma experiência ou parecidas, bastando apenas ao indivíduo acessar o valor que lhe conferido, resumindo assim o esforço na realização de tarefas.

            O juízo de valor é o desdobramento de uma valoração. Ele representa um conceito individual sobre um grupo de conceitos cada qual com seu valor. Aqui há a formação da personalidade, pois o indivíduo encontrará os fatos, considerações e conhecimentos em que acredita ou não. Uma tomada de decisão passa por um juízo de valor principalmente quando ativadas pelas memórias de médio e longo prazo.

            Intuição é a manifestação de um nível de raciocínio não expresso por símbolos. É um tipo de lógica sensorial muito ligada aos sentidos do corpo humano. Pode fundir-se ao ambiente pela aproximação, reconhecimento e pela similaridade de fenômenos. É um diagnóstico vibracional ligado a expressão motora do ser humano.

            Imaginação é a utilização de um espaço interior mental que servirá de pré-ambiente, onde eventos, fenômenos e projeções são armazenados. O termo está ligado à ativação de imagens e sons sobre a mente. Através dela é possível criar, compor, recompor, montar, tecer e intuir construções alternativas para a realidade.

            Pensamento é uma forma complexa de manifestação psíquica onde as percepções, na forma de signos sonoros ou visuais são processados e ordenados em cadeias sequenciais lógicas e servem para ajudar os indivíduos a comporem e transmitirem o conhecimento que foi catalogado e armazenado na mente. Cabe lembrar que primeiro o estímulo é armazenado no cérebro pela ativação dos neurônios (processo sináptico), ao ser percebido é armazenado na memória, recebe atributos e conceitos, uma vez esta memória ativada, os elementos cognitivos descritos anteriormente migram para a mente, sofrendo um processo de ideação para só depois converter em pensamento.

            Mentalização é um processo de conversão de pensamentos de forma a ampliar seus efeitos sobre o indivíduo. É massificar as ondas mentais no sentido de firmar um conhecimento e colocá-lo em sua memória de médio e longo prazo. Esta prática faz a rede neural ficar com um alcance mais profundo no córtex cerebral. Algumas linhas de raciocínio, como o positivismo utilizam deste conceito para aprimorar a mente dos praticantes, elevando os valores e juízos de valores de determinados pensamentos em detrimento de outros que não agradam.

            A emoção é um tipo de manifestação corpórea que é acessada via estímulos dos sentidos em conjunto. É fundamental para a regulação hormonal dos indivíduos. Infelizmente a cultura ocidental não valoriza os aspectos a ela inerentes. Pode-se dizer que esta função é um grande diferenciador entre as espécies superiores das espécies inferiores.

            Linguagem é o conjunto de sinais, signos, elementos de coesão e coesivos, código, representações e lógica de ordenação própria capaz da transmissão de conhecimento por intermédio do aprendizado contínuo dos estímulos captados pelos indivíduos.



17/10/2013 - Max Diniz Cruzeiro
Eu quero participar!
Faça seu comentário

Critério

Crítica
Sugestão
Ideia
Desabafo
Elogio
Sentimento
Outro

Título


Somente palavras e/ou números

Seu comentário

Somente palavras e/ou números em português ou inglês
Limite de 500 caracteres.

Nota

-100 a +100

Cidade

Estado

País


Organização e ordenação de Registros Textuais
OortBook® organizando informações para melhor atendê-lo!



Este sitio respeta su modelo económico. Si usted es capitalista como para darse cuenta de las ganancias en el consumo de nuestros productos y servicios a pagar el valor monetario en relación con una parte de mérito en su nombre. Si el modelo se piensa pago Socialista con algún beneficio social que puede contribuir a la actividad de LenderBook. Si su modelo de pensamiento es la participación comunista y extender su ventaja a nosotros como pago.

Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing

100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (16/ABR/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016













The film contains technology information!






Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.










The star contains more than 2,000 pages of information!






Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP