ministério da cultura

:: Neurocórtex


Neurociência no Controle Motor

Perguntas e respostas

1.         Como é dividido o Sistema Nervoso nos mamíferos?

Nos mamíferos o sistema nervoso é dividido, para melhor compreensão didática, em: Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico. No primeiro concentra-se conjuntos neurais capazes de comandar as decisões somatossensoriais do organismo vivo. Já o segundo é composto pelas áreas adjacentes, como tronco e membros que enviam os estímulos para a região do SNC.

2.         O que são informações aferentes e eferentes?

As informações aferentes são aquelas que são processadas no sistema nervoso central (SNC) e encaminhadas para o sistema nervoso periférico (SNP).  Agora, as informações eferentes, são os estímulos (informações), que são transformados em pulsação elétrica (sinapses), que saem do sistema nervoso periférico para ser processada como resposta no sistema nervoso central (SNC).

3.         Quais as diferenças entre núcleos e nervos?

Os núcleos são unidades funcionais de neurônios dentro do cérebro. Os nervos são tratos, ou seja, fibras neurais, que estão alojadas no sistema nervoso periférico, um exemplo de nervo são as estruturas que se entrelaçam sobre a medula espinhal.  Repare que o nervo ótico embora seja localizado sobre a cabeça de um ser vivo ele também faz parte de uma região periférica que se conecta ao córtex(latim: casca de árvore) cerebral.

4.         Como se dá a subdivisão do sistema nervoso periférico?

A divisão do sistema nervoso periférico atual é: sistema nervoso somático; e; sistema nervoso autônomo. O primeiro é onde são desencadeadas as respostas voluntárias trazidas pelas aferências cerebrais. O segundo corresponde a regulação interna frente às respostas metabólicas na interação com o ambiente.

5.         Fale sobre o sistema nervoso autônomo.

O sistema nervoso autônomo regula o sistema endócrino, as interações entre órgãos, inclusive os sistemas gastrintestinais e vasculares, a temperatura, a pressão arterial, e outras sensações em loco. A palavra autônomo sugere uma resposta mecânica que não reflete uma tomada de decisão que requeira o uso da consciência para gestão das respostas.

6.         Descreva as camadas de proteção do sistema nervoso central.

São 3 as camadas classificadas do sistema nervoso central. A primeira: é a dura-máter que é a camada de proteção mais externa e rija que cobre o cérebro e a medula espinhal. Graças a ela, os impactos são suavizados por sua natureza leve e esponjosa. A segunda: é a aracnoide que é uma fina camada de tecido colada à parte inferior da dura-máter. Esta camada é bem densa, isto para não deixar vazar o líquido cerebrospinal que se encontra entre a segunda e a terceira camada de tecido conjuntivo (meninges) responsável por fazer o cérebro flutuar e dar mobilidade para a medula espinhal. O terceiro tecido mais profundo: a pia-máter é uma finíssima camada que penetras sobre as fissuras cerebrais e cobre a superfície do cérebro e da medula espinhal.

7.         Fale sobre o sistema ventricular.

Os ventrículos são as fissuras (ou buracos) que entram pelo cérebro e essenciais para as atividades cerebrais. Por meio deles é possível uma melhor distribuição de elementos essenciais para expulsar resíduos, irrigar as áreas internas e a metabolização de neurotransmissores. Ao todo são 4, sendo dois ventrículos laterais perto do topo do cérebro, e aproximadamente simétricos. O terceiro divide o cérebro nas metades esquerda e direita, também quase simétricas.  Ele liga-se ao quarto ventrículo por meio do aqueduto central.  O quarto ventrículo é responsável por canalizar o líquido cerebrospinal pelo canal central ou espinhal gerando uma circulação cujo líquido cerebrospinal será absorvido pela corrente sanguínea após processamento.

8.         Anatomicamente, como subdivide-se o cérebro embrionário?

O cérebro anatomicamente é dividido em prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo.  A divisão foi concebida pela ordem de desenvolvimento embrionário do sistema nervoso cerebral em relação aos ventrículos.

Em 7 semanas o prosencéfalo se divide em: telencéfalo e diencéfalo.  O último desenvolve-se em torno do terceiro ventrículo (comportamentos motivados). O Telencéfalo, relacionado os ventrículos laterais, região subcorticais, mais recentes evolutivamente (cognição e previsão).

O rombencéfalo (tronco encefálico) desenvolve-se no metencéfalo (cérebro transversal) e no mielencéfalo (o cérebro espinhal). Responsável pelo controle dos movimentos, funções vegetativas e equilíbrio.

9.         O que é eixo neural?

É uma linha imaginária vertical ou plana que descreve a partir da medula espinhal até a parte frontal do cérebro a orientação das estruturas no sistema nervoso. No caso humano a orientação é vertical por sermos eretos. No caso de um gato é plana.

10.       Qual a localização anatômica do tronco encefálico?

Localiza-se na base da cabeça começando onde a medula espinhal penetra no crânio e estende-se até o mesencéfalo.

11.       Qual a localização anatômica da medula?

Localiza-se na porção mais inferior ou mais caudal do tronco encefálico e parece uma pequena protuberância na extremidade superior da medula espinhal.

12.       Quais as principais funções do cerebelo?

O cerebelo tem como principais funções o monitoramento dos movimentos finos e amplos. Com exceção dos impulsos olfativos.

13.       Qual a localização anatômica da ponte?

A ponte é um componente de grande vulto na parte dianteira (ventral) em relação ao cerebelo no rombencéfalo responsável pela transmissão do cerebelo na comunicação com outras partes do encéfalo regulando movimentos excitatórios.

14.       Qual a localização anatômica do mesencéfalo?

O mesencéfalo é uma região interna entre o sulco ponto-peduncular (na parte inferior) e a linha imaginária que passa pelos corpos mamilares do diencéfalo (na parte superior).

15.       Quais as funções do mesencéfalo, dependendo da região?

O teto do mesencéfalo dorsal é o centro de controle dos estímulos visuais (colículos superiores) e auditivos (colículos inferiores) Já o tegmento (chão) é responsável pelos núcleos que envolvem o aqueduto cerebral.

16.       Fale sobre o prosencéfalo.

Esta região é responsável pela distribuição das aferências que chegam até o SNC. De uma forma inteligente ela é capaz de contribuir para a geração de comportamentos motivados , geração de cognição e previsão de respostas. Ele é formado pelo telencéfalo e o diencéfalo.

17.       Relacione diencéfalo com seus sistemas regulatórios.

É um importante complexo nuclear pequeno, porém de grande significação responsável por regular e organizar as informações que chegam pelas aferências, ligando o sistema somatossensorial para uma efetiva resposta do organismo a uma tomada consciente para uma resposta externa e também um importante instrumento de distribuição de tarefas entre diferentes partes do cérebro.

18.       Quais as principais funções do hipotálamo?

Ele é responsável por regular os comportamentos motivados entre o algo “idealizado” e o “o concreto” a ser realizado a todo o momento. Também  é responsável pela projeção pela busca de alimentos, defesa, repouso, acasalamento, beber água, e outros comportamentos motivados.

19.       O que é hipófise?

Para o sistema nervoso somático, é interessante fazer um link, com o intuito de aprofundamento teórico, a hipófase é responsável pelos movimentos inibitórios, principalmente sobre os processos fisiológicos inclusive a resposta autônoma ao estresse. Acredito que quando Freud Classificou a psique em: Id, Ego e Superego. Estava se referindo ao Id como os processos excitatórios oriundos das aferências que ao percorrer a ponte ativava várias áreas somatossensorias do ser humano. Já o Ego, o contraponto, ou balança, que permite critérios de paradas, por movimentos inibitórios gerados a partir da hipófise. E por fim o Superego, um componente mais abrangente que inclui fatores associativos do diencéfalo, mais precisamente o tálamo e o hipotálamo com a hipófise e o gerenciamento e distribuição das áreas somatossensoriais de uma forma mais intensa.

20.       Fale sobre o telencéfalo.

É um termo abrangente quando se quer falar da organização de informações no funcionamento das estruturas do córtex cerebral e subcorticais. São as regiões que regulam processos mentais e geradoras de previsibilidade.

21.       Fale sobre o córtex cerebral.

O neurocórtex é dividido em quatro porções hemisféricas para melhor compreensão e assimilação de ideias: lobo frontal, responsável pela área de movimentos dos músculos esqueléticos, memória, atividades emocionais, planejamento e realização de estratégias; O lobo temporal relacionado com a produção e reconhecimento da linguagem; O lobo parietal interpreta as diversas informações espalhadas pelo encéfalo e suas relações espaciais; e, o lobo occipital tem como principal função responder aos estímulos visuais e suas associações.



18/01/2014 - Max Diniz Cruzeiro
Eu quero participar!
Faça seu comentário

Critério

Crítica
Sugestão
Ideia
Desabafo
Elogio
Sentimento
Outro

Título


Somente palavras e/ou números

Seu comentário

Somente palavras e/ou números em português ou inglês
Limite de 500 caracteres.

Nota

-100 a +100

Cidade

Estado

País


Organização e ordenação de Registros Textuais
OortBook® organizando informações para melhor atendê-lo!



Este sitio respeta su modelo económico. Si usted es capitalista como para darse cuenta de las ganancias en el consumo de nuestros productos y servicios a pagar el valor monetario en relación con una parte de mérito en su nombre. Si el modelo se piensa pago Socialista con algún beneficio social que puede contribuir a la actividad de LenderBook. Si su modelo de pensamiento es la participación comunista y extender su ventaja a nosotros como pago.

Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing

100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (21/Jun/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016













The film contains technology information!






Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.










The star contains more than 2,000 pages of information!






Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP