ministério da cultura

:: Razão e Emoção


Razão e Emoção


A razão geralmente é atribuída a uma força crítica em que não se vê um fundo emocional que interaja dotando um organismo vivo de vibração energética que induza um sentido mais amplo, um olhar mais humano capaz de transmutar a simples necessidade de se fazer algo.

Enquanto a emoção é fluídica. Caracteriza-se por levar ao interior de um organismo sensações que liberam líquidos, gazes, que entorpece os dutos e as ligações entre as partes do corpo através da liberação hormonal, que relaxa ou comprime as vias respiratórias, os neurossistemas gerando um frenesi que percorre pontos externos do corpo na direção dos pontos internos e um a um se “comove” como a força de transição faz ecoar uma vibração que perpassa em si mesmo. Essa força se integra e como resposta apresenta uma contra-vibração que desencadeia umidescência, excreção de resíduos, além dos acima relacionados e outras formas de expressão aqui não reveladas.

A razão não é um artifício de frieza como pensa nossa civilização moderna (2014), mas sim uma forma sutil de responder a uma necessidade estática em que se espera resolvê-la observando múltiplas possibilidades e cada uma na sua construção histórica para chegar-se a uma conclusão robusta a seu tempo sem que haja necessidade de consumir grande esforço.

Por outro lado a emoção repousa em si a característica da explosividade, em que este artifício é necessário para responder face  uma necessidade orgânica em que a velocidade é necessária, premente e capaz de despertar sensações consideradas nobres úteis para a manutenção do organismo e a própria manutenção do corpo.

Através da emoção é possível se auto-testar... buscar aquele fôlego, aquela centelha de esperança, aquele pensamento ou elo perdido que a razão não é capaz de intuir, porque sua vagareza de expressão não é capaz de manter por muito tempo a atenção e o foco condicionados num único aspecto. A razão é desencadeante de sensações esparsas que buscam a complementariedade das ações, e com isto desenrola-se e desdobra-se em sequências e cadeias de pensamentos e elucubrações.

Por ser explosiva, a emoção canaliza muita energia para a solução de um problema. Não que a razão não tenha capacidade de encontrar uma solução, porém pela sua natureza menos dinâmica ela não é capaz de acumular-se em si mesmo de forma célere. Então por esta explosão extravagante o cérebro é condicionado a multiplicar suas sinapses, e o turbilhão de sensações processa numa velocidade avassaladora a solução pesquisada ou procurada.

Muitos dizem que a emoção é “burra” porque seu caráter explosivo leva o homem à tomada de decisões baseadas no que não é concreto, mas sim no que é irreal e a ele é inerente.

Porém a capacidade intelectiva de cada ser humano confunde os estudiosos quando afirmam tal preposição. Porque os fatores que dependem uma tomada de decisão não estão ligados à tempestividade de um fato, mas sim nos relacionamentos que este ser humano vem construindo ao logo de sua jornada cognitiva.

Agir pela razão ou pela emoção pode mudar a natureza de um delito, mas para um indivíduo qualquer se movido pela razão o torna quando praticado um crime em virtude desta uma pessoa fria ou calculista, quando motivado pela emoção o torna ingênuo ou precipitado por não ter ser apercebido de outros motivos que circunstanciaram a cena que o levou ao delito.

O certo que tanto um ser movido pela razão quanto um ser movido pela emoção podem chegar à mesma conclusão vias de fato para a concretização de uma tomada de decisão, porque os motivos inseridos em seu interior são as mesmas bagagens que por ventura este indivíduo carrega. O que realmente muda é a intensidade em que as conclusões para a tomada de decisão são processadas.

Podem argumentar alguns juristas que este indivíduo ao agir pela emoção não foi capaz de raciocinar sobre a natureza de seus próprios atos, tornando assim impensado do ponto de vista emocional agir de forma conflituosa para sua alegação de incerteza de intencionalidade do crime.

Porém o fato é que os elementos internos que deram origem ao delito já estavam presentes no interior destes indivíduos que mesmo sendo utilizado de consciente emocional para agir como o fez na realidade ele agiu em legítima defesa de seus interesses interiores. Por achar melhor aquele caminho como meio de fuga para sanar suas necessidades sensoriais do momento.

Pouco se sabe os juristas das potencialidades em que um cérebro humano é capaz de fazer para antever um grau de fuga para uma responsabilidade. O cérebro humano é capaz de antever uma cena e a partir de todo um contexto ir entrelaçando os acontecimentos que seguem, por aproximação e/ou eliminação dos aspectos favoráveis e desfavoráveis necessários para o sucesso futuro no atingimento de um propósito considerado maior ou essencial para um indivíduo.

Ignorem o mito que a razão é superior a emoção ou vice-versa. Eles se equivalem em termos dimensionais, o que verdadeiramente as diferenciam é a velocidade em que os fatos são processados. O que verdadeiramente as diferenciam é a bagagem que o indivíduo carrega em seu interior. O que verdadeiramente as diferenciam é a forma que um indivíduo opta para utilizar uma ou outra fonte como manifestação de seu interior.



11/07/2014 - Max Diniz Cruzeiro
Eu quero participar!
Faça seu comentário

Critério

Crítica
Sugestão
Ideia
Desabafo
Elogio
Sentimento
Outro

Título


Somente palavras e/ou números

Seu comentário

Somente palavras e/ou números em português ou inglês
Limite de 500 caracteres.

Nota

-100 a +100

Cidade

Estado

País


Organização e ordenação de Registros Textuais
OortBook® organizando informações para melhor atendê-lo!




Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing

100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (22/MAR/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016













The film contains technology information!






Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.










The star contains more than 2,000 pages of information!






Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP