:: Folia de Reis









Apresentação

A Folia de Reis é uma festa religiosa, de origem portuguesa, que dura 12 dias (entre 24/12 a 06 de janeiro, ou seja, desde o nascimento de Jesus Cristo, até momento em que os reis magos O encontraram).

Segundo o livro de Mateus (2, 1-12), os magos eram sábios que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino em Belém. Especula-se que eles não eram reis, e também não se sabe o número exato. Há pinturas dos primeiros séculos que exibem entre 2 e 12 magos adorando Jesus Cristo. (A Bíblia não se refere a eles como reis, nem em número de três).

Os nomes dos magos também foram atribuídos, como os heterônimos de Fernando Pessoa, cada um com características próprias. Belchior (ou Melchior) era branco, tinha em torno de 60 anos, cabelos brancos e uma longa barba, e foi quem ofereceu o ouro a Jesus, simbolizando Sua realeza. Gaspar era asiático, tinha 40 anos e levou incenso, representando a fé, como a oração que sobe aos céus. Baltazar era negro, tinha 20 anos, e presenteou Jesus com a mirra, simbolizando os sofrimentos que Ele passaria na terra. (Segundo a lenda, os magos eram descendentes dos três filhos de Noé: Jafé, Sem e CAM). A adoração dos magos ao Deus Menino simboliza a homenagem de todos os povos da terra ao Rei dos Reis.

Esta festa se tornou uma grande celebração para a igreja. Em toda Europa, é feriado no Dia de Reis, e em muitos lugares, os presentes são distribuídos apenas no dia 6.

Os portugueses, que comemoravam a festa apenas por diversão, trouxeram-na para o Brasil no século XIX, onde ela adquiriu espírito religioso, principalmente entre as comunidades do interior, que comemoram esta data com música, trocas de visitas, simbolizando a visita dos reis magos a Jesus, em sua primeira manifestação aos homens (Epifania).

No ano de 378, o papa Júlio I determinou a data de 25 de dezembro para comemorar o nascimento de Jesus.

Atualmente no Brasil, a festa de Folia de Reis expressa a devoção dos homens através de seus personagens, cânticos, roupas e costumes, dando graças ao Senhor Deus, e rogando proteção para as intempéries da vida.

Apesar de ser uma expressão da religiosidade, a festa é considerada como de atuação espontânea, ou seja, desvinculada das regras oficiais da Igreja Católica. O Divino Espírito Santo é representado na festa por uma pomba.

Há uma lenda dentro da própria lenda sobre os três reis magos: Belchior e Gaspar, envergonhados de caminhar ao lado de Baltazar, que era negro, resolveram acordar mais cedo e sair em busca do Deus Menino sem o companheiro. Ao acordar, Baltazar recebeu instruções diretamente do Pai Celestial para alcançar seus amigos, seguindo a estrela, e chegou ao Menino Jesus antes deles.

Doze pessoas participam da Folia de Reis, vestindo roupas bastante coloridas.

Mestre

O principal elemento do grupo possui amplo conhecimento da festa, e tem autoridade total sobre os demais. Também é o responsável pela cantoria, narrando a visita dos magos a Jesus. (É também chamado de Embaixador)

Contramestre

É o responsável por arrecadar os donativos para a festa. É o primeiro substituto do mestre, e o acompanha na cantoria.

Palhaço

Participa da festa em número variável. Sua função é proteger Menino Jesus, confundindo os soldados de herodes. Aos palhaços cabe o papel de pedir aos donos das casas visitadas, os donativos para a festa. O anfitrião pode, em contrapartida, exigir que algum serviço seja feito em troca dos donativos.

Reis Magos

São três personagens que representam a viagem de esperança, ao encontro do Deus Menino.

Alferes

È uma pessoa respeitada da comunidade que conduz a bandeira, e não pode ser ultrapassado por ninguém. Representa a autoridade espiritual

Foliões

Pessoas da comunidade, que participam da festa.

As músicas que são entoadas pelo grupo podem ser tradicionais, ou de autoria do próprio Mestre.

O candidato a integrar um grupo de Folia de Reis, tem obrigações e deveres que iniciam com a submissão às ordens do Mestre, e alguns grupos chegam a ter um código de ética escrito e aceito pelos membros.

A Folia de Reis já serviu aos escravos recém libertados, como uma estratégia de locomoção, sem que fossem incomodados, e ainda contavam com pernoite e alimentação garantidos.

No Brasil, a folia é conhecida principalmente nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Espírito Santo, mas há registros de sua ocorrência no Brasil inteiro, na periferia das grandes cidades.

Normalmente os foliões estão pagando alguma promessa, para participar ativamente da festa. Uma das características da festa é a diversidade, cada cultura, cada cidade tem costumes e tradições diferentes, de acordo com as peculiaridades da região.

Folia de Reis no Mundo

Dia 6 de janeiro na França, é costume antigo consumir uma torta doce e recheada, a "Galette des Rois". Há a tradição nas padarias de se colocar uma fava seca ou grãos de feijão dentro da torta, e o consumidor que encontrar o prêmio em sua fatia, é eleito o rei do dia. Atualmente, a fava foi substituída por uma imagem impressa na porcelana.

A festa é conhecida na Itália como “Befana”, que significa uma bruxa boa que dá presentes para as crianças. Na espanha, onde a distribuição de presentes de natal ocorre dia 5 de janeiro, o evento é conhecido como Festa de Reis.

A festa

Todos os anos, diversos grupos de foliões saem em peregrinação, seguindo a estrela guia, até o encontro do Menino Jesus, enquanto o Rei Herodes manda matar todas as crianças da cidade. Um dos foliões convence a tropa a não cumprir as ordens do Rei, e em vez disso, passam a recolher os donativos e presentes para a festa.

Nas visitas, os foliões costumam passar a bandeira pela casa dos anfitriões para pedir bênçãos aos Santos Reis. Quando a tropa chega em uma casa onde há presépio, os foliões se ajoelham diante dele e permanecem nessa posição até que o cantador faça seus versos.

Os palhaços divertem, enquanto arrecadam presentes para a festa.

Comidas típicas

A comida servida durante a peregrinação, ou mesmo durante a festa, respeita as regionalidades e as dimensões continentais do nosso País. (Rabanada no Rio de Janeiro, Pamonha, em Goiás, Canjica no Piauí).

Roteiro

No primeiro encontro do grupo, o Mestre distribui as tarefas entre os foliões, que vão sair pelas ruas.

A caminhada que o Alferes faz com sua equipe, abençoando as casas que visitam recebe o nome de Giro.

O percurso é feito de tal modo que, de casa em casa a companhia de Santos Reis aproximam-se do local do Pouso, quando Alferes e equipe pernoitam com a bandeira na casa de algum fiel. Quando eles vão embora, se despendem, repetindo os gestos da chegada (Despedida).

Em algum momento da festa, é feita a Passagem da folia para o novo alferes.

Os peregrinos fazem visitas nas casas da comunidade, anunciando o nascimento do Menino Jesus, entoando canções ao som de violas. Praticam o evangelho oficial da Igreja Católica, mas sob a ótica da cultura popular. Quando visitam uma casa, são motivo de festa para toda a rua.

Superstições ligadas à festa Antigamente, as pessoas não entendiam a maior parte dos fenômenos naturais, e então, costumavam atribuir suas causas à determinados fatos, e esse costume foi transferido através de gerações sem nenhuma fundamentação científica, e hoje em dia, as pessoas sabem disso, mas por via das dúvidas....

As crendices listadas a seguir referem-se à festa dos Santos Reis.

A bandeira não deve fazer um formato de cruz por onde ela já passou: Se isso acontecer, alguém da folia morre.

Se for preciso atravessar uma cerca de arame, os instrumentos não devem passar por baixo da cerca, para que não percam o som.

No Dia de Reis, algumas famílias costumam escrever o nome dos três reis magos em um pedaço de papel branco e colocá-lo na porta de entrada da casa, para que haja durante todo ano, fartura, saúde e felicidade.

Há também uma simpatia, feita com romã, no dia 06 de janeiro em que a família se reúne para rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria, depois, cada um pega três caroços de romã, põe na boca para sorver o sumo da fruta, um a um, e depois embrulha em um pedaço de papel para guardar na carteira durante o ano inteiro, para não faltar dinheiro. A cada semente embrulhada deve-se repetir “São Belchior, São Gaspar e São Baltazar.. Não deixe o dinheiro faltar”. A cada ano, as sementes antigas devem ser jogadas em água corrente.

A folia não pode voltar pelo mesmo lugar de onde veio

Os andarilhos não passam por baixo de varal de roupa.

Exemplo de música cantada na Festa de Reis Meu senhor, dono da casa

Dá licença d’eu chegar...ai....

De fora são os três Reis

Que boa noite vêm lhe dar...

Dia 25 de março foi Maria

Anunciada...ai...

Para ser mãe de Cristo

Lá no céu foi premiado....

Quem anunciou Maria

Foi o anjo Gabriel... ai...

Ela ficou três meses

Na casa de Isabel...

Vamos salvar a casa Santa

Onde Senhora fez Morada... ai...

Onde está o cálice bento

E a hóstia consagrada....

São José foi buscar flores

Num caminho tão comprido...ai...

Quando São José chegou

O menino era nascido....

Meia noite bateu o sino

Na igreja de Belém...ai...

Meu senhor, dono da casa

Vai me desculpar...ai...

Vamos para muito longe

Não podemos demorar...

No mais adeus, adeus

Até o ano que vem...ai...

O senhor fica com Deus

E com Deus vamos também..

Autor: Elias Daher Júnior
Este sitio respeta su modelo económico. Si usted es capitalista como para darse cuenta de las ganancias en el consumo de nuestros productos y servicios a pagar el valor monetario en relación con una parte de mérito en su nombre. Si el modelo se piensa pago Socialista con algún beneficio social que puede contribuir a la actividad de LenderBook. Si su modelo de pensamiento es la participación comunista y extender su ventaja a nosotros como pago.

Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing



:: A LenderBook recebe as seguintes moedas de troca por suas atividades:

# Conhecimento;

# Benefícios;

# Dinheiro em Espécie;

# Melhorias;

# Expansão Programada;

# Bens, produtos e Serviços;

# Valoração de nossas atividades (Imagem);

# Destaque e Reconhecimento

# Canalização de recursos para nossos players a fim de que o desenvolvimento percebido contemple nossas atividades.

Os pagamentos seguem de acordo com o Modelo de Percepção Econômica de nossos Clientes cuja base principal é a visualização de um BENEFÍCIO DE NOSSO CLIENTE em que uma parcela do GANHO DE NOSSO CLIENTE é revertido em moeda de troca para a Atividade da LenderBook de acordo com a consciência do CLIENTE. Nossos clientes estelares podem efetuar o pagamento conforme os meios legais estabelecidos dentro de seus agrupamentos e seus parceiros no planeta terra.

Max Diniz Cruzeiro

Agradecemos a todos os nossos Clientes Estelares que já efetuaram o pagamento das atividades nos encaminhando via telepatia projetos para a LenderBook COMO FORMA DE PAGAMENTO.

Agradecemos todos os nossos Clientes Capitalistas que já efetuaram a compra de nossos livros através da AMAZON

Agradecemos nossos Clientes Comunistas, em especial a Coreia do Norte, por INTERMÉDIO de sua Embaixada, pela retribuição inicial de um Jantar EM SUAS INSTALAÇÕES, como pagamento de nossas contribuições até o momento.

Agradecemos aos nossos Clientes Socialistas, principalmente amigos que contribuiram extendendo benefícios em suas horas de recreação, lazer e alimentação.


CLIQUE NA IMAGEM ACIMA: Neuroempreendimentos Aqui ensinamos você montar a Rede Neural de sua Atividade Empresarial!

:: Relatório do Concurso Whatsapp

Torno público todo o aprendizado, do concurso Whatsapp, que já encaminahdo para o SENADO FEDERAL e para o MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO.

O intuito deste informativo é a leitura seletiva, para que cada setor apenas adquira a informação relativa a sua área, caso você deseja fazer a leitura integral será de responsabilidade do leitor em saber das informações aqui catalogadas. É permitido divulgar essa informação nestes moldes para quaisquer seguimentos. (37 páginas de word) Para acessar entre na LenderBook

Atenciosamente,

Max Diniz Cruzeiro

LenderBook Company

www.lenderbook.com




100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (17/Jul/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016














CLIQUE NA IMAGEM ACIMA: Neuroempreendimentos Aqui ensinamos você montar a Rede Neural de sua Atividade Empresarial!


The film contains technology information!










Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.













The star contains more than 2,000 pages of information!








Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP