ministério da cultura

:: Exemplo de Projeto de Pesquisa


Projeto de Pesquisa

 

Tema: Discalculias em indivíduos da terceira idade

 

Problema de pesquisa: À medida que a idade avança e o coeficiente de neurônios diminui tornam os indivíduos mais aptos a adquirir problemas de ordem cronológica e lógica associados aos fatores cognitivos ligados às Discalculias?

 

Objetivo Geral: Verificar uma relação causal entre: desordens cronológicas e lógicas; idade; e, manifestação de Discalculias em indivíduos da terceira idade.

 

Objetivos Específicos:

 

- Levantar as dificuldades do grupo de estudo na lembrança de conceitos elementares de cálculos;

- Avaliar o grau de lembrança de cálculos em relação a um grupo de controle padrão (idade ativa);

- Verificar a associação entre o grau de lembrança e a manifestação de Discalculias;

- Estabelecer uma métrica padrão para as faixas etárias em idade avançada (caso confirmado a associação);

- Elaborar estatísticas que permitam comparar indivíduos em faixas etárias avançadas com a presença ou não de distúrbios cognitivos de cálculos; e,

- Criar um indicador de normalidade segundo a faixa etária.

 

Justificativa:

 

É comum no processo de envelhecimento, as pessoas de terceira idade, enfrentarem dificuldades de raciocínio que afetam as lembranças e memórias. Para auxiliar os médicos no tratamento das desordens relacionadas a não ativação das sinapses da forma adequada, este estudo pretende definir um padrão de comportamento etário que permita um diagnóstico mais seguro propiciando uma melhor qualidade de vida ao idoso.

 

Revisão de literatura:

 

Lent afirma que os indivíduos sofrem as ações do tempo, assim também como o sistema nervoso não se limita ao desenvolvimento embrionário e pós-natal. O envelhecimento é uma ação entrópica que envolve um conjunto de alterações no cérebro e nos órgãos do corpo humano. O Cérebro do idoso apresenta diferenças mórficas em relação ao cérebro de jovens.  Estudos revelam que cerca de 10% dos neurônios do córtex cerebral são perdidos quando um indivíduo chega aos 90 anos de idade.

 

            O raciocínio matemático é fundamental para a sobrevivência do homem na sociedade cuja prática está inserida em nossa rotina, (VYGOTSKY apud SILVA, 2008, p. 11). Será que os limites do homem frente ao envelhecimento cerebral podem ser minimizados caso seja desenvolvido um trabalho que minimize os efeitos da queda neural devido à idade? A eficiência cerebral pode ser adquirida dentro de um contexto onde o raciocínio utilizado compensa as restrições impostas pelo tempo sobre o corpo humano.

 

            Um indivíduo apresenta discalculia quando não havendo deficiências fisiológicas aparentes, dada sua faixa etária, ocorre-lhe falha em seu raciocínio lógico-matemático, caracterizado por estar abaixo da média para outros indivíduos em mesma faixa societária ou cronológica, (DOMINGUES, 2012). Para um indivíduo da terceira idade é difícil separar dois fatores: o do envelhecimento cerebral por si só; como também, os problemas ocasionados pela idade avançada.

 

            O processo mnemônico (Fialho, 2011, p. 86) ocorre a partir de símbolos ativados na mente.  O raciocínio matemático permite a fabricação de mapas mentais, esquemas, redes semânticas, metáforas e analogias e a criação de uma rede hipertextual de significados que pode ser acionada conforme a necessidade.  A matemática está ligada à organização e a ativação dos símbolos disposto na mente.  Um indivíduo que utiliza destes princípios supõe-se minimizar os esforços repetitivos pela busca e coleta de informações, tornando o cérebro mais eficiente.

 

            Para o idoso, o desenvolvimento de vias de comunicações cerebrais mais eficientes lhe dará uma compensação à cadência de neurônios devido à idade avançada. E medir a dificuldade de acionar este componente lógico em sua psique é de extrema importância para definir processos que retornem sua qualidade de vida.

 

 Metodologia:

 

A pesquisa será de natureza face a face em duas fases: a primeira através de método qualitativo; a segunda, pelo método quantitativo. Na abordagem qualitativa o estudo abordará o levantamento de dados descritivos que corroborem para o conhecimento dos aspectos relevantes que indiquem os questionamentos: o que é eficiência neural; quais os limites e percepção do idoso; a que se restringe a acuidade sensorial-motora dos idosos; entre outros aspectos relevantes.

           

            A pesquisa qualitativa será de suma importância para a definição das variáveis que deverão compor o questionário quantitativo (2º fase). Na primeira etapa, os atributos embutidos no problema serão levantados, bem como as percepções dos indivíduos envolvidos diretamente. Dados secundários podem ser obtidos através de fontes científicas poupando trabalho para os pesquisadores, como também de elementos observados em estudos de caso que já trabalharam com esta problemática. Porém cabe ressaltar que uma pesquisa qualitativa não tem representatividade que a torne um conhecimento representativo para toda a população estudada. Sua validade restringe ao grupo observado. Por isto a necessidade de um aprofundamento com um questionamento quantitativo que torne universal as evidências encontradas numa pesquisa qualitativa.

 

            A segunda fase: o método quantitativo investigará os elementos obtidos da primeira etapa. Uma vez elaborado o pré-teste, caso o pesquisador veja sua real necessidade, pois não é obrigatório seu desenvolvimento, a menos que fatores intervenientes no processo de coleta tornem inviável a realização da pesquisa ou o pesquisador notar viés significativo sobre a pesquisa passível de correção.

 

            Nesta fase o pesquisador irá contabilizar, ou seja, gerar estatísticas que agreguem informação sobre a população alvo. A amostra observada poderá ser ampliada para toda a população em estudo e assim indicar com toda certeza, dadas as devidas margens de erro da pesquisa, os parâmetros das estimativas encontradas das variáveis-estudo.

 

            Para proceder ao estudo na fase inicial as seguintes referências podem ser utilizadas:

 

FIALHO, F. Psicologia das Atividades Mentais – Introdução às ciências da cognição. Florianópolis, SC: Editora Insular, 2011.

TEIXEIRA, J. F. Mente Cérebro Cognição. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2011.

LENT, R. Cem Bilhões de Neurônios? São Paulo, SP: Atheneu, 2010.

DOMINGUES, S. C.: Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica, internet. Disponível em: < http://professorahelo.blogspot.com.br/2012/04/discalculia-diagnostico-e-intervencao.html >. Acesso em: 14/10/2013.

 

 



14/10/2013 - Max Diniz Cruzeiro
Eu quero participar!
Faça seu comentário

Critério

Crítica
Sugestão
Ideia
Desabafo
Elogio
Sentimento
Outro

Título


Somente palavras e/ou números

Seu comentário

Somente palavras e/ou números em português ou inglês
Limite de 500 caracteres.

Nota

-100 a +100

Cidade

Estado

País


Organização e ordenação de Registros Textuais
OortBook® organizando informações para melhor atendê-lo!



Este sitio respeta su modelo económico. Si usted es capitalista como para darse cuenta de las ganancias en el consumo de nuestros productos y servicios a pagar el valor monetario en relación con una parte de mérito en su nombre. Si el modelo se piensa pago Socialista con algún beneficio social que puede contribuir a la actividad de LenderBook. Si su modelo de pensamiento es la participación comunista y extender su ventaja a nosotros como pago.

Max Diniz Cruzeiro

Electronics Technician

Bachelor of Statistics

Post graduate in Clinical and Business Psychopedagogy

MBA in Marketing and Social Networks

Postgraduate in Clinical Neuroscience

Postgraduate in Psychoanalytic Theory

Doctor PhD Student in Philosophy - Psychology: Cognitive

Self-taught Writer

Self-taught Ufologist

Specialist Self-taught in Remote Sensing

100% of the production of texts is in Portuguese!
95% of text production is in English!
90% of the production of texts is in Spanish!
The records from 2105 to 52104 is a great mechanical phrase writing experiment crafted in excel!









ADIÇÃO (16/ABR/2017) NO SITE LenderBook

INSAUT MATERIAL PRINCIPAL DA LENDERBOOK



Listar índice completo...





Previsão para Setembro de 2016













The film contains technology information!






Release (Book of Knowledge): Pay for this book the price of a Fast Food your city in our donation systems (paypal or Pague seguro).

Lançamento (Livro do Conhecimento): Pague por este livro o preço de um Fast Food da sua cidade em nossos sistemas de doações (Pague seguro ou paypal).


Version Original +- 4,3 MegaBytes
].....[
Version with Art +- 75 MegaBytes
].....[
Doando você estará ajudando alguém através de nossos projetos














Amigos,
Bom dia,
Ofereço serviços de impressão a Laser frente e verso de excelente qualidade:
Regra: o trabalho deve estar digitalizado e não necessitar de qualquer tipo de revisão
Especificação: Folha A4
Valores:
Apenas toner preto: 15 centavos cada página
Com toner colorido: 30 centavos cada página

Obs.: Não é serviço de xerox a qualidade é igual a impressão de livro. Não fazemos desconto. Os valores de impressão para este tipo de serviço no mercado é de 25 centavos para toner preto e 1 real para toner colorido.
Se souberem de algum estudante que queira imprimir algum trabalho de alta qualidade repasse o meu e-mail por favor. Conforme o volume entrega no dia seguinte. Serviço realizado no período noturno. Necessário pedir com antecedência para entrar na fila de impressão.
Enviamos o material impresso através dos Correios para sua casa (Impressão + custos de envio). Aproveite a oportunidade selecione nossos textos que enviamos para você o seu arquivo digital impresso. Pagamento antecipado via paypal ou pagseguro.
lenderbook@gmail.com

A rede social da Cultura Brasileira
Disponível para todos que nutrem um amor inconfundível por esta pátria chamada Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura - Governo Federal




Site designed and supervised by Clinical Neuroscientist.

Site desenvolvido e orientado por Neurocientista Clínico.

Max Diniz Cruzeiro



Welcome to Heavenly groupings

The brothers who are outside the celestial vault,

thanks for your existence,

Come to us all that comes from you what is good,

Is made a conscious and collective will,

On Earth as elsewhere

Let us be worthy of our own support

Spare us the misunderstanding that arises from our essence

Just as we are able to reflect and

limit the badly that arises within us and in relation to other beings

If you know of any fault of mine, show me the way to recover.

To build together a heavenly nation for the common good.

Bem-Vindos aos agrupamentos Celestiais

Aos irmãos que estão fora da abóboda celeste,

obrigado pela sua existência,

Venha a nós tudo o que procede de ti que for bom,

Seja feita uma vontade consciente e coletiva,

Assim na Terra como em outros lugares

Sejamos merecedores de nosso próprio sustento

Perdoai-nos a incompreensão que aflora de nossa essência

Assim como somos capazes de refletir e limitar o mal que aflora dentro de nós e em relação a outros seres

Se souberes de alguma falta minha, me mostre o caminho para me recuperar.

Para construirmos juntos uma nação celestial para o bem comum.

We need financial resources for the translation of our texts and if you are able to perceive a human gain in your life with our information please consider donating to our activity.

Nós necessitamos de recursos financeiros para a tradução de nossos textos e se você é capaz de perceber um ganho humano em sua vida com nossas informações favor considerar a possibilidade de fazer doações para nossa atividade.










The star contains more than 2,000 pages of information!






Insaut - Pular Informações corporativas e ir para o texto


10 ANOS DE LENDERBOOK





INSAUT TOP